André Santana

Famoso por sua participação no júri do Show de Calouros, clássico programa de Silvio Santos, o jornalista Décio Piccinini revelou recentemente que possui uma doença rara.

Em agosto de 2021, numa entrevista ao portal R7, o apresentador revelou que sofre de TE (tremor essencial), que muitas vezes é confundida com o Mal de Parkinson. Na entrevista, Décio revelou que foi diagnosticado com TE em 2017.

“Acho que isso está incomodando mais as pessoas do que a mim. Eu não tenho o menor problema em falar sobre o assunto”, afirmou o ex-apresentador do Fofocalizando na ocasião.

O TE é um distúrbio neurológico que provoca tremores e, por isso, costuma ser confundido com Parkinson. No entanto, são doenças com características diferentes, já que o tremor do Parkinson é constante e costuma afetar as extremidades do corpo, como mãos e pés. Enquanto isso, o tremor causado pelo TE é mais centralizado, afetando pescoço, cabeça ou mandíbula, e normalmente ocorre quando a pessoa faz algum tipo de movimento.

Sem cura

Assim como o Parkinson, o TE também não tem cura. No entanto, existem tratamentos que agem no sentido de aliviar os sintomas, melhorando a qualidade de vida dos pacientes. Através do uso de medicamentos, é possível reduzir os tremores.

Na entrevista ao R7, Décio Piccinini revelou que a ele foi oferecida a possibilidade de uma cirurgia ou tratamento fitoterápico. No entanto, o jornalista contou que ainda está avaliando o que pretende fazer.

“Eu ainda não me decidi por nenhum dos dois tratamentos”, explicou o apresentador.

Carreira

Décio Piccinini começou na TV em 1968, participando do programa de Luiz Aguiar na TV Bandeirantes. Porém, a popularidade veio mesmo a partir de 1970, quando passou a compor o júri do Show de Calouros, quadro do Programa Silvio Santos que, naquela época, era exibido pela TV Globo.

O jornalista seguiu participando do Show de Calouros quando a atração migrou para o SBT/TVS, onde ficou até o fim da atração, em 1996. Paralelamente, Décio trabalhou no jornalismo de celebridades em várias publicações, como Contigo!, Intervalo, Chega Mais, Boa Semana, Mais Feliz, Chiques & Famosos, entre várias outras.

Décio também apresentou vários programas, como o Programa Cor de Rosa (SBT, 2004), É 10! (Rede Brasil, entre 2011 e 2017) e Curtas & Quentes (Rede Brasil, 2014-18). Entre 2017 e 2019, fez parte do elenco do Fofocalizando, no SBT.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor