Astro da Globo revela como superou vício mortal: “Precisava de ajuda”

Lucio Mauro Filho e Marco Nanini em A Grande Família

Lucio Mauro Filho e Marco Nanini em A Grande Família

Em seu livro O Avesso do Bordado, Marco Nanini celebra sua vida pessoal e profissional, passando a limpo todos os momentos de forma clara e sem rodeios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lucio Mauro Filho e Marco Nanini (Divulgação / Globo)

Com a ajuda da jornalista Mariana Filgueiras, o ator contou detalhes de casos, romances e amizades. Uma dessas histórias envolve uma grande figura do rock nacional, que o ajudou a se livrar do alcoolismo: Renato Russo.

O cantor, líder da banda Legião Urbana, é cultuado até hoje por seu estilo provocador e crítico, com letras fortes que fizeram a cabeça das gerações dos anos 1980 e 1990.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O apoio de um amigo

Marco Nanini em Sob Pressão (Reprodução / Globo)

Nanini relata aquilo que muitos consideram uma relação improvável: ele era um grande amigo do cantor e, graças a ele, o ator se viu livre do vício do álcool.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

“Foi uma amizade curta de tempo, mas muito profunda. Senti que precisava de alguma ajuda, mas eu não queria ir no nos Alcoólicos Anônimos, mas ele tinha toda a coleção de livros dos AA. Aí eu falei: ‘Então você me dá?’. Ele falou: ‘Te dou, te dou hoje’”, revelou em entrevista ao Fantástico em 22 de janeiro desse ano.

Aquele simples gesto de Russo foi determinante para que Marco Nanini entendesse o seu problema e buscasse ajuda.

“Cheguei aqui em casa. Abri o primeiro livro, nas primeiras folhas, eu falei: ‘Amanhã eu não vou beber mais’. Me impactou aquilo”, relembrou.

Leia também: Neto evitou que briga em programa ao vivo fosse pior: “O Bicho pegou”

O drama das drogas

Renato Russo, vocalista do Legião Urbana (Reprodução / Web)

Renato Russo passou por problemas com álcool e outras drogas, e o grupo Alcoólicos Anônimos o ajudou a largar o vício.

“Eu tinha um problema pessoal de dependência química. Ainda bem que resolvi. Isso era algo que me trazia problemas. Eu encontrei uma programação chamada ‘12 Passos’, que vem me ajudando muito. Isso significa que a cada dia que passa, sigo uma programação”, disse o cantor em entrevista ao Jô Soares Onze e Meia, em 1994.

“Tenho apoio de pessoas amigas com o mesmo problema. Esse é um grupo de autoajuda. Todos nós conhecemos. Não posso dizer o nome, mas posso falar que o nome é a primeira letra do alfabeto repetida duas vezes”, completou Renato.

Uma estrada perigosa

Renato Russo (Reprodução / Arquivo)

Naquele ano, Kurt Cobain, líder da Nirvana, tirou a própria vida após anos conturbados por causa do vício das drogas. Segundo Renato, ele estava caminhando para a mesma direção.

“Eu estava seguindo o caminho do Kurt Cobain, do Nirvana. É uma doença primária, crônica, progressiva e fatal. Tem todo um quadro. Foi classificada como doença pela Organização Mundial da Saúde em 1965”, confidenciou.

Renato Russo morreu no dia 11 de outubro de 1996, aos 36 anos, vítima das complicações da aids.

Sair da versão mobile