Assim como Verdades Secretas, relembre cinco novelas que ganharam continuação - TV História

Assim como Verdades Secretas, relembre cinco novelas que ganharam continuação

Quando Walcyr Carrasco escreveu a novela Verdade Secretas para o horário das 23h em 2015 na Rede Globo, talvez nem imaginasse o sucesso estrondoso que a trama faria.

Alguns anos depois, a história da modelo de caráter duvidoso Angel vai ganhar uma continuação. A emissora carioca já está selecionando o elenco, enquanto Walcyr desenvolve o roteiro da trama, que irá estrear especialmente na plataforma Globoplay em 2022.

Pensando nisso, vamos relembrar algumas novelas brasileiras que fizeram tanto sucesso, que seus produtores e diretores resolveram lançar uma continuação para preservar a audiência e a fidelidade do público.

Novo Mundo (2017)

A atual reprise da faixa das 18h da Rede Globo conta a história do Brasil Imperial sob o olhar da família de Dom Pedro I e a corte que veio com a Família Real. Enquanto ainda escreviam a novela, os autores Alessandro Marson e Thereza Falcão já rascunhavam o que viria ser a sua continuação – Nos Tempos do Imperador. A previsão inicial era que a trama fosse ao ar logo após a reprise de Novo Mundo, mas esta teve suas gravações suspensas e sua estreia adiada para poupar o elenco e equipe durante a pandemia de Covid-19. A trama se passará 40 anos depois do encerramento de Novo Mundo, abordando o período que Dom Pedro II estava no poder. Selton Mello e Mariana Ximenes são os destaques do elenco principal. Alguns personagens irão voltar na continuação.

Caminhos do Coração (2007)

Em 2007, a Rede Record – ainda sob o slogan ‘A Caminho da Liderança’, lançou uma de suas novelas mais ousadas: Caminhos do Coração. Abusando de efeitos especiais, a trama contava a história de vários mutantes que foram gerados numa clínica de reprodução assistida. O sucesso foi tanto que, além de esticada, a emissora resolveu lançar uma continuação para a novela. ‘Os Mutantes – Caminhos do Coração’ entrou no ar logo após a último capítulo da novela anterior. Basicamente o mesmo elenco principal foi mantido. A audiência continuou correspondendo. Não satisfeita, a Record lançou uma terceira parte para a novela chamada ‘Promessas de Amor’, focando menos nos mutantes e mais no romance. Desta vez, novos protagonistas entraram na trama e a audiência foi se esvaziando. Programada para ter em torno de 200 capítulos, foi encurtada para apenas 103 e terminou em 3 de agosto com apenas quatro meses no ar.

Os Dez Mandamentos (2016)

Em 2016, a Rede Record iniciou a produção de uma sequência de novelas bíblicas. A primeira delas foi ‘Os Dez Mandamentos’, de Vivian de Oliveira. Como o próprio nome já sugere, a novela contava a saga de Moisés desde o nascimento até a terra prometida. Sucesso imediato, a novela foi esticada e ganhou uma segunda temporada de 66 capítulos intitulada ‘Os Dez Mandamentos – Nova temporada’. Aproveitando o gancho da própria história, a trama que sucedeu ‘Os Dez Mandamentos’ foi ‘A Terra Prometida’, contando a saga do sucessor de Moisés e trazendo alguns personagens da anterior. O sucesso também foi mantido.

As Aventuras de Poliana (2018)

Baseada nos livros infantis Pollyanna (1913) e Pollyana Moça (1915), escritos por Eleanor H. Porter, a história foi adaptada por Íris Abravanel para a telinha do SBT, uma vez que já se encontrava em domínio público desde 2013. O sucesso inicial da novela empolgou os executivos do SBT, pois a novela chegou a bater 17 pontos de média, número inédito para uma trama infantil da faixa, e história entrou um loop quase sem fim. Em 2 de outubro de 2019, o SBT anuncia que a novela havia sido renovada para uma continuação e que a mesma seria baseada no livro Pollyanna Moça, que também já havia gerado uma primeira continuação em telenovela com o mesmo título em 1958 na Rede Tupi. Com estreia prevista para 2021, Poliana Moça tem a missão de continuar a história da menina vivida por Sophia Valverde ao longo dos 564 capítulos da primeira “temporada”.

Terra Nostra (1999)

Quem não se lembra do romance folhetinesco de Mateo e Giuliana em Terra Nostra? A novela fez tanto sucesso que Benedito Ruy Barbosa se animou para uma continuação da novela, contando a história dos descendentes dos protagonistas. Por conflitos de ambientação, visto que a Globo já iria levar ao ar uma minissérie no mesmo periódico histórico – Aquarela do Brasil -, Benedito precisou fazer algumas mudanças. Na primeira versão, a novela seria uma continuação de “Terra Nostra”, a partir de 1945. Na segunda, ainda como “Terra Nostra 2”, a trama começaria em 1929. Na terceira, já como “Uê Paisano” e sem qualquer compromisso com a continuação da saga de Mateo e Giuliana, teria início em 1947, após a Segunda Guerra. É claro que nenhuma dessas tentativas teve sucesso e Benedito abortou a produção da novela. Em seu lugar, ele escreveu Esperança, que foi vendida para o mercado estrangeiro como “Terra Nostra 2 – La Speranza”.

Lembra de alguma outra produção que ganhou continuação? Conta pra gente!

SOBRE O AUTOR
Alexandre Pequeno é jornalista e apaixonado pelas novelas brasileiras desde a infância. A paixão foi tanta que seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi sobre a novela Mulheres Apaixonadas, de Manoel Carlos. Em 2018, lançou o canal Novelando, onde aborda, de forma bem humorada, sobre as tramas que marcaram a história da TV. Já publicou contos e crônicas em antologias nacionais.

SOBRE A COLUNA
Listas, análises e notícias sobre o universo da teledramaturgia. A coluna, publicada de forma semanal, aborda os vários aspectos que envolvem as tramas nacionais e internacionais.



Leia também