André Santana

O nome de Rodrigo Faro tem circulado bastante no noticiário televisivo. O iminente fim de seu contrato com a Record e a aparente dificuldade de renovação do acordo mostram que as coisas não vão muito bem entre o apresentador e a emissora. Uma situação inimaginável há poucos anos, quando Faro era a grande estrela do canal, além de nome cobiçado pela concorrência.

Rodrigo Faro
Reprodução / Record

Segundo o portal Notícias da TV, a Record teria proposto a redução do salário de Rodrigo. Ele, por sua vez, não teria gostado da oferta. Com isso, ainda de acordo com o site, as relações entre o apresentador e a emissora podem estar estremecidas.

É mais uma demonstração de que Rodrigo Faro não vive uma boa fase… No auge de seu sucesso, a casa faria de tudo para segurá-lo. Hoje, ao que tudo indica, a coisa já não é bem assim.

Em alta

Rodrigo Faro e Eliana
Divulgação / Record

Rodrigo conquistou público e crítica ao se lançar como apresentador na Record, em 2008. Contratado inicialmente para apresentar o talent show Ídolos, Faro foi o escolhido para substituir Márcio Garcia à frente de O Melhor do Brasil, aos sábados. O programa, que já apresentava bons resultados, decolou nas mãos dele.

Com isso, o ex-ator de novelas da Globo se tornou um dos principais apresentadores da televisão brasileira. Rodrigo Faro conquistou fãs, mostrou traquejo como animador e colecionou prêmios por sua performance diante de uma plateia. Ele recebeu afagos públicos até de Silvio Santos, que nunca escondeu seu apreço pelo rapaz.

Foi uma fase tão auspiciosa que Rodrigo passou a ser cobiçado pela concorrência. Há quem diga que até a Globo queria o apresentador de volta, enquanto o SBT também se mostrava bastante interessado. Além do sucesso de audiência, ele se tornou um grande nome da publicidade. Ou seja, era uma mina de ouro para o canal que o tinha em seus quadros.

Sua mudança para os domingos foi natural. Hora do Faro também conquistou bons resultados em seu início e consolidou o nome de Rodrigo Faro como um dos principais animadores da TV brasileira.

Declínio

Hora do Faro - Rodrigo Faro
Reprodução / Record

No entanto, nos últimos anos, o prestígio do apresentador derreteu. Seu dominical demonstrou dificuldades em se reinventar e passou a perder fôlego diante do Eliana, do SBT.

A situação piorou depois que o apresentador foi flagrado, ao vivo, perguntando como estava a audiência de seu programa enquanto homenageava Gugu Liberato, em razão da morte do veterano.

Depois disso, sua credibilidade ficou bastante arranhada. Rodrigo deixou de ser a unanimidade que um dia já tinha sido e se tornou alvo de inúmeras críticas. Seu programa nunca mais foi o mesmo.

Vai pra onde?

Rodrigo Faro como Silvio Santos
Reprodução / Instagram

Em suma: Faro já foi considerado a grande estrela da Record. Mas hoje, parece, o canal não faz muita questão de tê-lo em seu cast. Tanto que a emissora até tentou trazer Faustão para seus domínios, justamente para ocupar o lugar do ainda contratado aos domingos.

Com isso, Rodrigo Faro não tem muito para onde correr. Afinal, para onde ele iria caso deixasse a Record? No atual cenário da televisão brasileira, não seria tão fácil assim uma recolocação.

Há quem diga que há interesse do SBT no apresentador. Mas é difícil visualizar a emissora de Silvio Santos investindo pesado numa contratação assim. Já faz tempo que Silvio Santos não faz muita questão de desembolsar rios de dinheiro para ter estrelas em seu banco. Tanto que Ratinho e Raul Gil, por exemplo, não têm salário fixo e dividem custos e lucros de seus programas com a casa.

Além disso, que espaço ele ocuparia no canal? Celso Portiolli e Eliana vivem excelente fase aos domingos. O apresentador até poderia dar um up nos sábados, que estão caídos com o Programa Raul Gil. Mas será que esse investimento traria tanto retorno?

Ou seja, Rodrigo Faro está numa encruzilhada. Seu nome perdeu força e seu destino na TV é bastante obscuro.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor