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O remake de Renascer, que terminará em alguns dias, acabou se mostrando um grande erro da Globo. A emissora se empolgou após o sucesso de Pantanal e errou a mão na empreitada, que tem média de apenas 25 pontos no Ibope.
Juan Paiva e Giullia Buscacio em RenascerEste mesmo resultado faria a direção da Globo arrancar os cabelos até pouco tempo atrás. No entanto, os tempos mudaram.
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Mas será que essa nova realidade é definitiva? Os tempos das novelas das nove com alta audiência realmente acabaram? O que houve para que o público dos folhetins tenha encolhido tanto nos últimos anos?
Pandemia
É fato que a meta de audiência da faixa das nove da Globo já vinha caindo desde a última década. Assim como é fato que a comparação por meio de pontos no Ibope não é das mais justas, já que o número de pessoas por ponto se modifica a cada ano. Porém, mesmo assim, a redução do público do horário nobre da emissora é perceptível.
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Depois veio Amor de Mãe (2019), trama que foi interrompida pela pandemia da Covid-19. A primeira parte da novela foi ao ar entre 25 de novembro de 2019 a 21 de março de 2020. Já a segunda fase foi exibida entre 15 de março e 9 de abril de 2021. Somando as duas fases, a trama anotou média geral de 30,8 pontos. Foi a última novela das nove a ultrapassar a marca dos 30 pontos.
“Novo normal”
De lá para cá, a Globo amargou o péssimo resultado de Um Lugar ao Sol (2021), com 22 pontos de média e o ingrato título de novela das nove menos vista da história. Aí veio Pantanal, que, com seus 29,6 foi considerada um sucesso.
Ou seja, depois da pandemia da Covid-19, uma novela das nove que registra entre 25 e 30 pontos já não é considerada um fiasco na Globo. Curiosamente, a faixa das seis e das sete também registraram uma perda de fôlego após a pandemia, mas a faixa das nove foi mais prejudicada.
Fim dos sucessos arrebatadores?
É válido ressaltar que, mesmo com o público menor, a novela das nove da Globo ainda é o programa mais visto da televisão brasileira e se mantém numa confortável liderança de audiência. A repercussão e o faturamento também seguem entregando bons resultados.
Mas, ao que tudo indica, um sucesso arrebatador nos moldes de Avenida Brasil (2012) ou Senhora do Destino (2004) dificilmente será repetido. E são vários os motivos que ajudam a explicar isso.
A pandemia modificou o hábito de muita gente. Além disso, o streaming cresceu e as plataformas de vídeo, como YouTube e Netflix, já ocupam a segunda colocação no ranking da audiência e são os atuais grandes concorrentes da Globo.
Mas também é fato que já faz um bom tempo que uma história inédita não demonstra potencial para arrebentar. É notória a dificuldade da Globo de repor os grandes medalhões que conheciam como poucos os gostos do público do horário. Não por acaso, os últimos sucessos do horário nobre são remakes.