Ao passar a privilegiar os “contratos por obra”, abrindo mão de acordos de exclusividade com atores e diretores, a Globo dispensou vários grandes nomes, que ficaram disponíveis no mercado. E boa parte deles foi reunida em Independências, nova minissérie da TV Cultura. Com direção de Luiz Fernando Carvalho, a produção é encabeçada por Antonio Fagundes, duas ex-estrelas globais.

Amor à Vida

Um dos mais autorais diretores de TV, Luiz Fernando Carvalho foi dispensado pela Globo após mais de 30 anos de serviços prestados. O profissional começou na emissora como assistente de direção em Grande Sertão: Veredas (1985) e, depois, assinou a direção de grandes novelas, como Renascer (1993) e O Rei do Gado (1995). Seu último trabalho na emissora carioca foi a minissérie Dois Irmãos (2017).

Na Cultura, ele repete a parceria com Antonio Fagundes, que protagonizou várias das novelas dirigidas por Carvalho. A minissérie Independências, que estreia no dia 7 de setembro no canal público, celebrará os 200 anos da Independência do Brasil. Na trama, Fagundes vive Dom João 6º, imperador de Portugal.

Enredo

Indepedências

Com Independências, Luiz Fernando Carvalho pretende mostrar a participação de personagens que foram postos à margem ou que, violentamente, foram apagados pela história oficial da Independência do Brasil.

Independências, então, busca valorizar importância do protagonismo feminino na Independência do Brasil, como o da imperatriz Leopoldina, artificie central no processo da Independência, ou Maria Felipa, cuja participação foi referencial na luta pela independência da Bahia, e o Padre José Maurício, maestro negro da Corte Imperial, mas ausente dos registros tradicionais.

“É uma escavação. Iremos escavando em busca do passado, reencontrando fantasmas nas salas do império, colonialismo, violência social, autoritarismo e escravidão. Fantasmas que, infelizmente, ainda se manifestam no presente como prática arraigada. Sem esta reflexão sobre a constante atualização do colonialismo histórico e suas estruturas de poder, me parece uma falácia pensarmos a ideia de um futuro, um país mais belo e justo para todos”, afirma Luiz Fernando.

Antônio Fagundes

O elenco conta com Antonio Fagundes, Daniel de Oliveira, Ilana Kaplan, Gabriel Leone, André Frateschi, Cassio Scapin, Celso Frateschi, Flávio Tolezani, Rafael Cortez, Sergio Mastropasqua, Dani Ornellas, Rogério Brito, Walderez de Barros, Maria Fernanda Candido, Jussara Freire, Lea Garcia, Fafá de Belém, Margareth Menezes, Renato Borghi, Pedro Paulo Rangel, Cacá Carvalho e Marat Descartes, entre muitos outros.

Volta à dramaturgia

A minissérie foi desenvolvida por Luiz Fernando em parceria com o dramaturgo Luís Alberto de Abreu, com quem o diretor já realizou Hoje é Dia de Maria, Capitu, A Pedra do Reino, entre outras. O projeto foi escrito por Luis Alberto, com roteiro de Paulo Garfunkel, Alex Moletta e Melina Dalboni.

A produção marca a volta da TV Cultura à produção de dramaturgia.

“Minha busca é por oferecer ao homem comum, simples e fraterno, uma televisão que privilegie a inteligência e a sensibilidade de todo um país, sem com isso abrir mão do espetáculo. Enxergo a dimensão que a televisão alcança e tratá-la apenas como diversão me parece bastante contestável. Precisamos de diversão, mas também precisamos nos orientarmos e entender o mundo”, analisa José Roberto Maluf, atual presidente do canal.

“A TV Cultura tem em seus mais de 50 anos de história um DNA ligado às produções de teledramaturgia não convencionais. Pela TV Cultura já passaram nomes como Antunes Filho, Antônio Abujamra, Ademar Guerra, Walter George Durst e, mais recentemente, Fernando Meirelles. A chegada do Luiz Fernando Carvalho à nossa emissora é uma reconexão dessa história da TV cultura e suas origens”, completa Enéas Carlos Pereira, Vice- Presidente Executivo e Diretor de Programação da TV Cultura.

Independências terá 16 episódios, exibidos semanalmente até o final do ano.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor