Artistas desperdiçaram grande chance na Globo: “Carrego esse carma”
04/08/2022 às 11h37
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Às vezes, o ator é lançado na Globo como protagonista de uma novela ou minissérie com grande estardalhaço e expectativa. Uma “promessa”. Mas, por várias razões, sua carreira na emissora acaba não deslanchando. Pode acontecer.
Relaciono 10 atores que viveram protagonistas, porém, posteriormente, suas atuações na TV foram minguando ou resumindo-se a participações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Confira:
Nádia Lippi
LEIA TAMBÉM:
● Não merecia: rumo de personagem desrespeita atriz de Mania de Você
● Sucesso da reprise de Alma Gêmea mostra que Globo não aprendeu a lição
● Reviravolta: Globo muda rumo da maior tradição do Natal brasileiro
Já era uma atriz conhecida pelas várias novelas na TV Tupi na década de 1970. Na Globo, estreou em 1978, em Pecado Rasgado. Posteriormente, atuou em Pai Herói e Chega Mais. Em 1980, foi escalada para ser uma das protagonistas de As Três Marias, ao lado de Glória Pires e Maitê Proença.
Na sequência, Nádia fez apenas mais uma novela inteira, Brilhante, para em seguida largar a carreira de atriz e dedicar-se à família. Entre 1989 e a década de 2000, foi vista na TV em pequenas participações, bem espaçadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tereza Seiblitz
Estreou em novelas em 1990, em Barriga de Aluguel. Em seguida, atuou em Pedra Sobre Pedra, Renascer e o especial Uma Mulher Vestida de Sol. Sua carreira ganhou um upgrade ao protagonizar a novela Explode Coração, em 1995, como a cigana Dara, personagem pela qual ficou marcada.
No entanto, Tereza nunca mais teve a mesma visibilidade na televisão. Entre outros trabalhos menos expressivos, fez uma temporada de Malhação, episódios de Você Decide e a versão brasileira da série Donas de Casa Desesperadas.
O último trabalho foram participações na série Milagres de Jesus, na Record TV, em 2015.
Ricardo Macchi
Parecia uma grande promessa quando surgiu, em 1995, como o cigano Igor, prometido de Dara (Tereza Seiblitz) na novela Explode Coração. Porém, as críticas pela sua interpretação acabaram virando uma referência para ator-modelo sem talento na televisão. Em 1997, ganhou um papel, bem menor, em Por Amor: o jardineiro Genésio.
A partir de então, fez participações em programas variados de televisão, como Malhação, Sai de Baixo, Aventura do Didi, Tomara que Caia, Zorra e outros. Macchi também atuou na novela Os Mutantes, da Record TV.
“Sofro há 20 anos com esse clichê, essa chacota. Carrego esse carma aguentando resignado. É um sofrimento muito grande”, disse o ator ao UOL, em 2017.
Letícia Persiles
Atriz e cantora, Letícia estreou na TV já como protagonista, pelas mãos do diretor Luiz Fernando Carvalho, vivendo a personagem-título da minissérie Capitu (2008) em sua fase jovem. Novela, protagonizou somente uma: Amor Eterno Amor, em 2012.
De lá para cá, Letícia apareceu pouco na telinha, em papeis coadjuvantes nas novelas Além do Tempo, Orgulho e Paixão e Espelho da Vida (entre 2015 e 2019).
Ilya São Paulo
Irmão do falecido ator Irving São Paulo, Ilya fez um pequeno papel da novela Perigosas Peruas antes de protagonizar o remake de Irmãos Coragem, em 1995, como Jerônimo – personagem disputadíssimo, um dos irmãos do título, ao lado de Marcos Palmeira e Marcos Winter.
O ator continuou fazendo televisão, mas nunca mais foi visto em papeis de grande destaque.
David Cardoso
Conhecido como o Rei da Pornochanchada do cinema nacional, foi um dos atores mais bem-sucedidos no gênero na década de 1970, também diretor e produtor. Na televisão, foram poucos trabalhos.
Teve um papel de destaque na novela Cara a Cara, da TV Bandeirantes, em 1979, e, em 1982, viveu seu único protagonista, em O Homem Proibido, já na Globo. Após este trabalho, o ator foi visto esporadicamente na TV, apenas em participações.
Leonardo Vieira
Destacou-se como Zé Inocêncio jovem na primeira fase de Renascer, em 1993. Em seguida, foi um dos protagonistas de Sonho Meu. Apesar do ótimo início, Vieira teve uma carreira irregular, mesclando papeis bons com outros nem tanto. Nos anos 90, atuou ainda em Malhação, Você Decide e nas novelas Quatro por Quatro, Brida e Suave Veneno.
Em 2005, passou a fazer parte do elenco da Record TV, onde atuou em alguns trabalhos, como as novelas Prova de Amor e Os Mutantes. Os Dez Mandamentos, em 2016, foi o último trabalho na TV.
Carolina Oliveira
Em 2005, então com 11 anos, encantou o Brasil na minissérie Hoje é Dia de Maria, como a protagonista na fase criança.
Carolina cresceu, mas não conseguiu manter-se em protagonismo, apesar de continuar fazendo televisão. Na Globo, foi vista nas novelas Páginas da Vida, Caminho das Índias, Ti-ti-ti e I Love Paraisópolis. Migrou para a Record TV e atuou em Apocalipse, Jezabel e Gênesis.
Tammy Di Calafiori
Após a novela Alma Gêmea, Tammy ganhou um dos papeis principais em Ciranda de Pedra, em 2008, como Virgínia – que no livro que inspirou a novela era a grande protagonista da história.
Porém, a atriz nunca mais foi protagonista, dividindo-se entre novelas e séries na Globo, Record e TV a cabo, como Passione, Os Dez Mandamentos, O Rico e Lázaro, Orgulho e Paixão e Gênesis.
Maurício Destri
Após papeis em Cordel Encantado, Malhação Conectados e Sangue Bom (entre 2011 e 2013), o ator foi escalado para o protagonista masculino da novela I Love Paraisópolis, em 2015.
De lá para cá, fez uma pequena participação em A Lei do Amor (2016) e ganhou bons papeis em Os Dias Eram Assim (2017) e Orgulho e Paixão (2018). Mas só. Poderá ser visto em breve na série do Globoplay Rensga Hits.