Artistas de Chaves e Chapolin que já morreram

Confira a lista de artistas do elenco de Chaves e Chapolin que infelizmente já nos deixaram:

Roberto Gómez Bolaños – Chaves/Chapolin/Dr. Chapatin e outros

Chespirito, como era conhecido, foi o criador de Chaves, Chapolin e todos os personagens que aparecem nos programas e é considerado um dos maiores humoristas de todos os tempos do mundo inteiro. Depois das séries clássicas dos anos 1970, estrelou o Programa Chespirito até 1995, quando se aposentou da televisão, mas continuou se dedicando ao teatro. Foi casado por muitos anos com Florinda Meza, intérprete da Dona Florinda. Morreu em 28 de novembro de 2014, em Cancún, no México, aos 85 anos.

Ramón Valdés – Seu Madruga/Tripa Seca e outros

Ramón Antonio Estebán Gómez de Valdés y Castillo fez diversos filmes e programas antes de viver Seu Madruga em Chaves e personagens como Tripa Seca e Seu Mundinho em Chapolin, quando se consagrou. Depois de sair das séries de Bolaños, em 1979, trabalhou com Carlos Villagrán na Venezuela e também fez shows em circos de vários países, voltando rapidamente a trabalhar com Chespirito apenas em 1981. Foi casado três vezes e teve 10 filhos. Em 1985, foi descoberto um tumor no estômago e outro no pulmão. O ator nunca soube que estava com câncer. Morreu em virtude disso em 9 de agosto de 1988, aos 64 anos, na Cidade do México.

Angelines Fernández – Dona Clotilde (Bruxa do 71)

Apesar de viver a Bruxa do 71 em Chaves, Angelines Fernández, que nasceu na Espanha, foi considerada uma das mulheres mais belas do México por muitos anos. Fez diversos filmes e programas de televisão antes de entrar em Chaves e Chapolin. Atuou em programas de Chespirito até 1992, quando se afastou em virtude de problemas de saúde. Era muito amiga de Ramón Valdés e foi uma das pessoas que mais sentiu a morte do ator. Fumante inveterada, morreu em 25 de março de 1994, aos 71 anos, vítima de câncer de pulmão. Foi enterrada perto de Valdés.

Rubén Aguirre – Professor Girafales

Amigo e parceiro de Chespirito por muitos anos, antes de atuar nos programas humorísticos chegou a ser toureiro e executivo de televisão. Fez o Professor Girafales em Chaves e diversos personagens em Chapolin nas séries clássicas e também no Programa Chespirito, onde atuou até o final da atração, em 1995. Ainda teve um programa com Maria Antonieta de las Nieves, a Chiquinha. Depois disso, passou a se dedicar a seu circo, que viajou por vários países. Em 2012, fez sua turnê de despedida no México. Era casado com Consuelo de los Reyes e teve sete filhos. Sofreu muito com a morte de Bolaños, em 2014, a quem considerava um irmão. Morreu em 17 de junho de 2016, em Puerto Vallarta, no México, aos 82 anos, em virtude de complicações de uma pneumonia.

Raúl Chato Padilla – Jaiminho

Quando entrou em Chaves para viver o carteiro Jaiminho, que vivia evitando a fadiga, Raul “Chato” Padilla já era um veterano e consagrado humorista mexicano. Depois das séries clássicas, continuou trabalhando no Programa Chespirito até perto de sua morte. Nos deixou em 3 de fevereiro de 1994, devido aos problemas causados pelo diabetes. Ganhou uma estátua em Tangamandápio, por divulgar a cidade mexicana em Chaves.

Horácio Gómez Bolaños – Godinez

Horácio era irmão de Chespirito. Era produtor executivo dos programas de Bolaños e começou a fazer pequenos papeis. Se destacou como Godinez em Chaves, participando cada vez mais da atração, inclusive depois do final da série clássica. Morreu em 21 de novembro de 1999, vítima de infarto, aos 69 anos.

María Luisa Alcalá – Malicha

A atriz mexicana viveu Malicha, também conhecida como Malú, em episódios de Chaves de 1974, quando substituiu Chiquinha, cuja atriz, Maria Antonieta de las Nieves, ficou grávida. Atuou em diversas novelas conhecidas dos brasileiros, como A Usurpadora e O Privilégio de Amar. Morreu em 21 de fevereiro de 2016, na Cidade do México, aos 72 anos, de causas naturais. Ela tinha problemas cardíacos e era depressiva.

Germán Robles – Seu Madroga

Ator espanhol conhecido no México por participar de diversos filmes de terror, Germán Horacio Robles participou de Chaves para cobrir Ramón Valdés, que passou por alguns problemas de saúde. Ele viveu Seu Madroga (Roman), primo de Madruga. Ficou alguns anos afastado da vida artística. Morreu em 21 de novembro de 2015, aos 86 anos, na Cidade do México, em virtude de doença pulmonar obstrutiva crônica.

Olivia García Leyva – Glória

Uma das intérpretes de Glória em Chaves, ela morreu em 17 de fevereiro de 2019, em Acapulco, no México, aos 73 anos, vítima de câncer.

Abraham Stavans

Esse ator participou de alguns episódios de Chaves, como o dono do parque de diversões e um cliente no restaurante da Dona Florinda. Depois disso, fez diversos trabalhos na televisão, especialmente em novelas, inclusive em Rebelde. Morreu em 5 de março de 2019, aos 86 anos, na Cidade do México.

José Luiz Fernández

O ator interpretou diversos personagens nos primeiros anos de Chaves e Chapolin, como o homem da roupa velha, o bandido mata-fácil e o vampiro. Depois disso, ainda teve diversos papeis na televisão mexicana. Morreu em 1996, aos 70 anos.



Deixe sua opinião


Leia também