Artistas agiram nos bastidores para tirar Jade Picon de Travessia
15/12/2022 às 20h15
Quando saiu do BBB22, Jade Picon declarou que seu sonho era ser atriz. A chance de ouro veio com a escalação da influencer para Travessia, novela que a Globo exibe às nove.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Jade, porém, não agradou. Enquanto a personagem Chiara perde espaço na trama de Gloria Perez, a intérprete recebe críticas nas redes sociais, assim como enfrentou de colegas.
“Influencer não é requisito profissional”
O primeiro percalço para Jade surgiu com a busca pelo registro de trabalho necessário para quem pretende atuar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Não acho justo ela tomar um espaço em qualquer emissora de televisão e a gente vai tomar as medidas cabíveis para que isso não aconteça. E a categoria vai nos apoiar”, declarou Hugo Gross, presidente do Sindicato dos Artistas do Rio de Janeiro (Sated-RJ), em entrevista ao portal Em Off, de 11 de maio deste ano.
O veterano Carlos Vereza também se posicionou na ocasião:
LEIA TAMBÉM:
● Autor de Terra e Paixão deletou atriz que criticou novela: “Nunca mais”
● Após descobrir câncer, astro da Globo questionou Deus: “Por que eu?”
● De volta à Globo, atriz descobriu traição ao vivo pela TV: “Meu mundo caiu”
“Ter o DRT significa poder trabalhar com dignidade. [Ser] Influencer não é requisito profissional, muito menos ter número de seguidores”, disparou o veterano nos comentários de uma publicação no Instagram.
Críticas
A escalação de Jade Picon para Travessia também incomodou atrizes que, há anos, lutam por oportunidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Lamento é ver uma série de amigos talentosos sem a oportunidade. Porque não têm seguidores, porque não passam no edital sem um nome famoso no elenco. Não acho que ser ator se resume a Globo”, comentou Guilhermina Libanio, de Malhação – Vidas Brasileiras (2018) e Órfãos da Terra (2019).
Anna Rita Cerqueira, de tramas como Espelho da Vida (2018) e Gênesis (2021), lamentou uma declaração de Jade sobre “se aventurar no teatro”.
“Na minha época, isso significava anos de estudo e panfletar para encher o teatro e receber, por fim de semana, às vezes o que não pagava nem a ida e volta para o teatro. Meus dez anos de curso de teatro se encontram de luto após essa notícia”, lamentou.
“Duvido aguentar um dia. Nossa profissão é pra gente qualificada. Não tem glamour, não é fácil e não é qualquer um que faz. Isso é no mínimo um desestímulo para tantas pessoas da profissão que batalham há anos por uma oportunidade nesse mercado de trabalho bizarro”, reagiu Nina Tomsic, do elenco de Quanto Mais Vida, Melhor! (2021).
Privilégio nos bastidores
Os problemas em torno de Jade Picon seguem mesmo com as gravações de Travessia a todo vapor – e o registro de trabalho concedido.
A revista Veja informou que, em meio ao cronograma apertado da novela das nove, Jade conseguiu uma semana de folga e partiu para o Catar, onde acompanhou jogos da Seleção Brasileira.
Nos bastidores, de acordo com a publicação, ninguém sentiu falta da colega privilegiada.