A participação de Carlão, marido de Sol (Sheron Menezzes) em Vai na Fé, foi curta, mas marcante. O personagem, vivido pelo ator Che Moais na trama das sete da Globo, saiu de cena após um grave acidente de carro.

Vai na Fé - Che Moais e Sheron Menezzes
João Miguel Júnior / Globo

A reviravolta na obra de Rosane Svartman aconteceu no dia 13 de fevereiro, abrindo espaço para que a trama amorosa de Sol e Ben (Samuel de Assis) pudesse ser desenvolvida.

Mesmo com uma passagem curta pela novela, Moais viveu o seu primeiro papel de destaque, para o qual precisou fazer uma grande transformação.

Ex-lutador de boxe

Vai na Fé - Che Moais
Reprodução / Globo

Para entrar na pele de Carlão, o ator revelou ao Gshow que precisou fazer uma mudança drástica em sua alimentação. Tudo porque, quando começou a se preparar para o papel, ele pesava 110kg.

Para chegar no shape do personagem, um ex-lutador de boxe, Che Moais afirmou que precisou de muita dedicação e de zerar o açúcar em sua dieta. O resultado foi 22kg a menos em apenas três meses.

“Comecei a preparação em agosto do ano passado, e eu estava com 110kg. Em novembro, comecei a gravar com 88kg. Não é fácil”, disse em entrevista no dia 6 de fevereiro de 2023.

Ainda segundo o ator, o personagem não lhe rendeu apenas perda de peso. A resiliência de Carlão, que iniciou a trama desempregado e vai acabar encontrando um trabalho como motorista de aplicativo, é inspiradora.

“Levo a capacidade de cair e levantar e reagir após cada tombo. Se a vida derruba o Carlão três vezes, ele vai levantar quatro, e assim ele segue. Como o Che também e muitos brasileiros. Carlão é superação, transpiração, é um cidadão. Ele é um Silva e sua maior conquista é a família”, observou.

Papel de destaque

Che Moais na série Carcereiros
Reprodução / Globo

Antes de estrelar 26 capítulos de Vai na Fé, Lucélio Martins da Silva – mais conhecido como Che Moais – só havia participado de uma novela, Ti-Ti-Ti (2010). Além disso, ele também esteve em séries como Força-Tarefa (2009) e Carcereiros (2017, na foto acima), além da minissérie A Cura (2010).

O ator, que hoje tem 43 anos de idade, iniciou na profissão quando tinha 27. Em clima de despedida, Che, que tem grande experiência no cinema, admitiu que aceitou o papel encarando a vida de Carlão como um longa-metragem, com início, meio e fim.

“Desde o primeiro contato já foi me dada essa encomenda do Carlão. Então, conduzi o Carlão como se fosse um longa-metragem dentro da novela. O Carlão tem início, meio e fim. Ele renasce numa outra vida e fica na saudade”, afirmou ao Gshow.

“Sigo rituais de criação de personagem, e também de finitude. Estou no processo de passagem do Carlão há uma semana. Me toca muito forte, mas faz parte do processo, e isso ajuda nas cenas dos últimos instantes de vida do personagem. É uma profusão de sentimentos”, completou.

Carlão e o acidente

Vai na Fé - Sheron Menezzes
Reprodução / Globo

O novo trabalho, conquistado às duras penas pelo marido ciumento da protagonista, é que colocou fim em sua vida… No grave acidente, Carlão ainda foi levado para o hospital com vida, mas não vai resistiu aos ferimentos, para o desespero de Sol.

Para gravar a cena que decretau o fim do personagem, Che Moais escolheu duas músicas para entrar no clima: O dia que não terminou, dos Detonautas, e Deus Cuida de Mim, de Kleber Lucas.

“Isso mexe comigo no set, gosto de ouvir música, sentir essa adrenalina”, relatou.

Che também revelou que o projeto da novela está em um ritmo fluído, com muita harmonia entre os atores e a produção de Vai na Fé.

“Espero em breve estar de volta ao solo artístico dos Estúdios Globo. Estou muito feliz de fazer parte da história das novelas brasileiras”, despediu-se.

Compartilhar.
Avatar photo

Inquieto e ansioso desde 1987, Jônatas Mesquita é jornalista e viu o TV História dar os primeiros passos, das viagens regadas a tubaínas e FIFA à audiência europeia. Vive em Lisboa e não precisa de dublagem para assistir às novelas portuguesas Leia todos os textos do autor