Um dos grandes destaques de Chocolate com Pimenta, novela exibida pela Globo entre 2003 e 2004 e que está sendo reprisada pela emissora, foi a vilã Jezebel, vivida por Elizabeth Savalla. A atriz, no entanto, acabou despertando a ira do autor da trama, Walcyr Carrasco, ao fazer algo que ele não tolera.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Jezebel era irmã de Ludovico (Ary Fontoura) e mãe adotiva de Bernardete/Bernardo (Kayky Brito). Mulher ainda bonita, dura, mas que vivia fazendo trapalhadas. Odiava a protagonista Ana Francisca (Mariana Ximenes), pois perdeu para ela a herança do irmão, e fazia de tudo para transformar a vida da rival num inferno.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Improviso
Em algumas cenas, Savalla acabou improvisando, inserindo falas que não existiam no texto enviado pelo autor. Carrasco acabou “punindo” a atriz, deixando-a sem falas por vários capítulos.
“Na novela, o problema, é que você imagina um personagem de um jeito e podem fazer de outro. O que é possível na novela é quando o ator trai muito (o roteiro) e você se vinga”, explicou o autor em evento realizado na Bienal do Livro de São Paulo de 2018.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
“Eu tive uma atriz bem famosa que inventava falas, e então coloquei um problema na garganta (na personagem dela) e ela ficou muda por duas semanas”, completou.
Parceria continuou
Não foi a primeira confusão envolvendo Walcyr Carrasco e artistas do elenco de suas tramas. Marina Ruy Barbosa, por exemplo, morreu em Amor à Vida após recusar a raspar os cabelos; Camila Queiroz deixou o elenco de Verdades Secretas 2, no ano passado, após fazer exigências que a Globo não aceitou, e se queimou com o autor.
Apesar disso, a bem-sucedida parceria entre Carrasco e Savalla, que começou em A Padroeira (2001), não foi abalada.
A atriz continua sendo uma das atrizes preferidas do autor, tendo sido escalada, com destaque, em novelas como Alma Gêmea (2005), Sete Pecados (2007), Caras & Bocas (2009), Morde & Assopra (2011), Amor à Vida (2013) e Êta Mundo Bom! (2016).
Atualmente, enquanto ele estará de volta ao principal horário de novelas da Globo, em 2023, Savalla deixou o elenco fixo do canal após participar de Quanto Mais Vida, Melhor!, vivendo Nedda. No entanto, ela poderá continuar fazendo outros trabalhos na emissora, fechando por obra.