A novela Cristal (2006) foi reprisada recentemente pelo SBT e o público viu novamente a saga da jovem Cristina (Bianca Castanho), que sonhava em ser modelo e encontrar a mãe. Baseado no texto original de Delia Fiallo, o remake foi dirigido pelo consagrado Herval Rossano, em rápida passagem pela emissora paulista.

Rodrigo Veronese e Renée de Vielmond em Paraíso Tropical
Rodrigo Veronese e Renée de Vielmond em Paraíso Tropical

Em nota publicada na edição 338, de 24 de fevereiro de 2006, da revista Minha Novela, foi noticiado que o veterano havia deixado a Band e assinado com o SBT para chefiar o setor de teledramaturgia da emissora. Ao chegar no novo ambiente de trabalho, o diretor fez uma revolução na trama, causando problemas com artistas como Rodrigo Veronese (na foto acima, com Renée de Vielmond em Paraíso Tropical).

Dedicação total

Herval Rossano

Cristal já estava em andamento, com um mês de gravações, quando Herval e a esposa Mayara Magri (foto) foram contratados para a direção. Ele modificou a produção da novela, de iluminação a figurino, além de ter trocado atores e diretores.

Inicialmente, o protagonista da trama, João Pedro, seria vivido pelo ator Rodrigo Veronese.

“Ele é o mocinho e vive cercado de mulheres, mas muda depois que conhece o amor de sua vida, que será interpretado por Bianca Castanho”, adiantou Rodrigo à Minha Novela, na época.

Veronese havia trancado a faculdade de Psicologia, seu sonho antigo, para poder gravar a novela.

“Não dá pra conciliar as duas coisas”, alegou.

Manda quem pode…

Cristal

Com a chegada de Rossano, a ordem foi regravar os primeiros capítulos. Além disso, o diretor decidiu mudar o elenco da novela. Ao invés de Rodrigo Veronese, o ator Dado Dolabella foi alçado ao cargo de protagonista.

Para Rodrigo, foi oferecido o papel do vilão Gustavo Palhares, que ele não aceitou. Alexandre Barillari assumiu o tipo. Em entrevista ao jornalista Jorge Brasil, no Instagram do Mais Novela, em agosto de 2021, Veronese relembrou os problemas com a trama.

“Ele falou: ‘Você vai fazer outro papel’. E eu falei: ‘Não vou fazer outro papel. Eu não fui contratado para fazer outro papel. Eu fui apostado pela emissora e pela direção para ser o protagonista de Cristal’. Um mês de estudo, de decorar texto, de dedicação, de tudo…”, recordou.

Justiça

Rodrigo Veronese

Diante da situação, o ator entrou com um processo contra a emissora.

“Entrei com a ação para ver respeitado meus direitos, assim como defender a classe artística, para que fatos como esse não voltem a ocorrer. Ninguém merece passar pela situação que eu passei. Não fui respeitado”, lamentou Rodrigo ao O Fuxico, na época.

Após a saída do SBT, o ator foi para a Globo, onde viveu o personagem Lucas, de Paraíso Tropical (2007). No papel, ele contracenou com a veterana Renée de Vielmond, no papel de Ana Luisa.

“Paraíso Tropical foi um divisor de águas, eu provei com toda a consciência do que estava fazendo. Foi uma novela das 9 horas, do Gilberto Braga [com Ricardo Linhares], eu olhei e falei: ‘Você está no melhor produto que poderia estar, com muito carinho e respeito aos outros’”, rememorou o ator à Mais Novela.

Depois disso, ele nunca mais voltou ao SBT, fazendo outros trabalhos em emissoras como a Record e a própria Globo.

Compartilhar.
Avatar photo

Alexandre Pequeno é jornalista e apaixonado pelas novelas brasileiras desde a infância. A paixão foi tanta que seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi sobre a novela Mulheres Apaixonadas, de Manoel Carlos. Em 2018, lançou o canal Novelando, onde aborda, de forma bem humorada, sobre as tramas que marcaram a história da TV. Já publicou contos e crônicas em antologias nacionais Leia todos os textos do autor