Artista foi proibida de deixar o Sai de Baixo: “Não conseguia me controlar”
08/09/2022 às 15h15
Uma das maiores atrizes da televisão brasileira, Aracy Balabanian revelou, em entrevista ao programa Conversa com Bial, que pediu para sair do Sai de Baixo (1996) pouco depois da estreia. Felizmente, o pedido não foi atendido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A veterana dava vida à personagem Cassandra, irmã de Vavá (Luiz Gustavo), mãe de Magda (Marisa Orth) e sogra de Caco Antibes (Miguel Falabella).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Riso frouxo
Segundo Aracy, era difícil controlar o riso durante as cenas por conta dos improvisos que Miguel e Tom Cavalcante (o porteiro Ribamar) faziam em cena. O intérprete de Caco mexia com a atriz e ameaçava contar os “segredos” dela nos bastidores das novelas da pioneira Tupi, além de colocar apelidos, como “surucucu da cabeça grande”.
LEIA TAMBÉM:
● Não merecia: rumo de personagem desrespeita atriz de Mania de Você
● Sucesso da reprise de Alma Gêmea mostra que Globo não aprendeu a lição
● Reviravolta: Globo muda rumo da maior tradição do Natal brasileiro
“No Sai de Baixo, eu sofri horrores. Porque tinha uma coisa que meu pai me corrigia muito: eu ia contar uma coisa e ria ou chorava antes de concluir. Eu pedi para o Daniel [Filho] para sair. Nessa época, o Daniel ainda estava dirigindo. Eu disse: ‘Daniel, eu tenho que sair porque não estou correspondendo’. Ele: ‘Por quê?’. ‘Porque o outro começa a falar, principalmente o Miguel Falabella e o Tom Cavalcante, fazem improvisações’. E na hora eu não conseguia me controlar, chegava a me unhar toda!”, relembrou.
Contudo, o diretor foi totalmente contra a saída de Balabanian. Daniel Filho argumentou que a risada fazia parte do sucesso do programa, tornando-se uma das características de Cassandra.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Ele disse: ‘Ria! Se você está com vontade de rir, ria’. E virou, como disse o próprio Miguel, que eu fechava a piada. A piada fechava comigo. Foi isso o que aconteceu, porque eu não tinha condições de fazer graça diante deles”, falou Aracy.
Segunda opção
Essa não foi a única personagem cômica de Aracy Balabanian. Em 1990, ela fez muito sucesso vivendo Dona Armênia, na novela Rainha da Sucata.
Mãe zelosa de três filhos, ela administrava com mão de ferro a escola de paraquedismo Gaviões do Ar, além de gastar tempo com fofocas e intrigas. Junto com seus bordões famosos, Armênia fez grande sucesso e retornou em Deus nos Acuda (1992).
Porém, quando a ideia do Sai de Baixo surgiu, Aracy não foi cogitada para viver Cassandra. Criação de Daniel Filho e Luís Gustavo, o projeto do humorístico foi levado inicialmente ao SBT.
Rainha da TV em tipo inusitado
Marisa Orth, Claudia Jimenez e o próprio Luís Gustavo, todos disponíveis na época, estavam cotados para o elenco do programa. Caco Antibes, eternizado por Miguel Falabella, ficaria a cargo do ator Fúlvio Stefanini. Para o papel de Cassandra, Hebe Camargo foi a primeira opção considerada.
Mas a história seguiu outro rumo. Silvio Santos alcançava o primeiro lugar na audiência nas noites de domingo com o Topa Tudo por Dinheiro e não quis investir na empreitada.
Então, a Globo comprou a ideia e Sai de Baixo se tornou um dos grandes sucessos de sua grade. A atração serviu justamente para derrotar aquele que vencia a emissora na faixa…