Longe das novelas desde Totalmente Demais (2015), Fábio Assunção voltou ao gênero em Todas as Flores, que faz sucesso no Globoplay. Na trama de João Emanuel Carneiro, ele vive o vilão Humberto, em papel que estava reservado inicialmente para Tony Ramos.
Vivendo boa fase profissional e pessoal na atualidade, o ator passava por momentos complicados há 14 anos, quando aceitou o convite da Globo para estrelar Negócio da China, novela das seis escrita por Miguel Falabella.
Preocupação
Na produção, Fábio interpretava Heitor, pai de de Théo (Eike Duarte) e ex-marido de Lívia (Grazi Massafera). Os problemas se agravaram quando o ator começou a chegar atrasado e faltar às gravações.
Numa dessas ocasiões, ele deixou a equipe de produção preocupada por não atender às ligações no celular. Procurado, ele foi encontrado dormindo no hotel. Antes da estreia da novela, o galã faltou duas vezes ao programa Mais Você, de Ana Maria Braga. A atração, exibida ao vivo, chegou a anunciar a participação dele nas ocasiões.
Afastamento
Um mês antes de ser afastado, Fábio chegou a passar mal durante as gravações da novela. As tomadas foram canceladas e, oficialmente, a Globo informou que o ator passou mal porque havia comido pouco e teve uma súbita queda de pressão.
Chegou um momento em que não havia mais condições de trabalho. Além de tudo, a trama estava indo mal na audiência e na repercussão, afundando o Ibope da Globo. A emissora resolveu afastar o ator.
“Informo que, por motivo de saúde, deixo por prazo indeterminado a novela Negócio da China. Meu carinho a todos e meu pedido que respeitem esse momento de luta, preservando minha família”, escreveu. “Que Deus ilumine meus passos na minha recuperação e com a confiança de que o mais breve possível estarei de volta para esse público que tanto amor me dá”, informou nota oficial divulgada pelo artista.
Thiago Lacerda foi o escolhido para entrar na trama e compor o triângulo amoroso com Lívia e João (Ricardo Pereira). No entanto, havia pouco a ser feito e a novela terminou como um dos grandes fiascos da história da Globo.
“Fundo do poço”
Na época, em entrevista à revista Quem, um amigo de Fábio revelou que ele a luta contra as drogas não era recente.
“Ele já trava essa batalha contra a dependência química há alguns anos. Já esteve melhor, mas nunca ficou como agora. Fábio está no fundo do poço mesmo e, se não parar, vai ter sérios problemas de saúde, pois tem tido desmaios, taquicardia e alterações na pressão”, enfatizou.
Durante a novela anterior que contou com a participação do ator, Paraíso Tropical (2007), a mídia divulgou que o ator esquecia frequentemente o texto, chegava atrasado e ficou longe dos estúdios durante uma semana.
Após o tratamento, ele voltou ao vídeo na minissérie Dalva e Herivelto e na série Tapas e Beijos, sempre contando com o apoio da Globo, apesar de enfrentar mais algumas situações complicadas com o passar dos anos, tendo sendo detido em mais de uma oportunidade.