Em tempos de vacas gordas, a Globo valorizava a exclusividade. Manter os artistas sob contrato significava não apenas contar com eles em seus produtos, mas, também, evitar que aparecessem na concorrência.

Johnny Massaro (Daniel) e Barbara Reis (Aline) em Terra e Paixão
Johnny Massaro (Daniel) e Barbara Reis (Aline) em Terra e Paixão (Reprodução / Globo)

Mas isso mudou. Tanto que a principal estrela do programa mais importante de sua grade – a novela das nove – será vista em breve numa produção inédita de uma concorrente. Barbara Reis, a Aline de Terra e Paixão, também poderá ser vista simultaneamente na série Negociador, que estreia em 21 de julho.

[anuncio_1]

Novo trabalho

Barbara Reis - Terra e Paixão
Barbara Reis como Aline em Terra e Paixão (Reprodução / Globo)

Negociador é a nova série nacional da Prime Video, plataforma de streaming da Amazon que disputa a atenção do público com o Globoplay. A trama conta com Barbara Reis, estrela de Terra e Paixão, como uma de suas protagonistas.

Na série, Barbara vive a major Chacur, uma policial que assume a função de gerenciar crises dentro do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE). No novo cargo, ela se torna chefe de Menck (Malvino Salvador), com quem vive um relacionamento de altos e baixos.

A produção é mais uma aposta da Prime Video em produções originais nacionais. A plataforma, que já disponibiliza produções como as elogiadas Manhãs de Setembro e Dom, vem investindo cada vez mais no mercado brasileiro. Negociador estreia dia 21 de julho.

Leia também: 77 anos: vovô se tornou o jogador mais velho a atuar por um time profissional

Sem exclusividade

Travessia - Lucy Alves
Lucy Alves como Brisa em Terra e Paixão (Reprodução / Globo)

O fato de a estrela da novela das nove da Globo estar à frente de uma produção da concorrente da emissora seria impensável há alguns anos. Quando mantinha grandes nomes com contratos fixos, o canal era até bastante rígido no trato com suas estrelas.

Tanto que era bastante raro que um ator de uma novela em cartaz aparecesse dando entrevistas num programa do SBT ou da Record, por exemplo. A Globo não gostava de ver suas estrelas dando audiência aos concorrentes e, por isso, costumava vetar convites dos outros canais.

Mas, com a nova política de acordos por obra, isso mudou. Como os compromissos com a Globo valem apenas durante a gravação de uma novela ou série, os artistas ficam livres para emplacar outros trabalhos em outras empresas depois disso. No entanto, muitas vezes, estes trabalhos demoram a estrear e, quando são lançados, há a possibilidade de o artista já estar no ar em outra produção.

É o caso de Barbara Reis, que gravou Negociador antes de fechar com a Globo para atuar em Terra e Paixão. Curiosamente, isso aconteceu também com Lucy Alves, que estrelou Travessia, trama que antecedeu o atual cartaz das nove. Ao mesmo tempo em que vivia Brisa na novela de Gloria Perez, Lucy também estreou na Netflix, na série Só se for por Amor.

[anuncio_3]

Outros casos

Lázaro Ramos
Lázaro Ramos (Reprodução / LinkedIn)

Além de ver seus astros lançando trabalhos na concorrência, a Globo também está mais aberta até a “dividir” talentos. É o caso de Lázaro Ramos, que é contratado da Prime Video, mas foi liberado pela plataforma para atuar em Elas por Elas, próxima novela das seis. Na trama, ele reviverá o icônico Mário Fofoca, personagem imortalizado por Luis Gustavo.

Marcelo Serrado segue caminho semelhante. O ator gravou recentemente um novo programa para o Multishow, ao mesmo tempo em que pode emplacar uma atração na TV Globo. Além disso, ele também está com um pé em outra concorrente, já que é um dos nomes confirmados no elenco de Beleza Fatal, novela da HBO Max.

Ou seja, aos poucos, o rótulo de “artista exclusivo” vai ficando cada vez mais distante da realidade do mercado audiovisual brasileiro…

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor