No ar como o bandido Marcelo Gouveia em No Rancho Fundo, José Loreto é, atualmente, um dos galãs mais requisitados da Globo. Tanto que o artista emendou três novelas nos últimos três anos, demonstrando vitalidade em cena.

Luisa Arraes e José Loreto em No Rancho Fundo
Luisa Arraes e José Loreto em No Rancho Fundo

O ator convive há anos contra uma doença crônica que, se não for devidamente tratada, pode ser fatal. Diabético, José Loreto sempre aproveitou sua popularidade para desmistificar a doença, mostrando que é possível conviver com a enfermidade sem sustos.

Para isso, o galã mantém uma alimentação equilibrada e uma rotina de exercícios que não apenas oportunizam melhor qualidade de vida, mas também deixam o shape em dia.

Diagnóstico aos 14 anos

José Loreto convive há muitos anos com o diabetes. Em 2019, durante uma entrevista ao Conversa com Bial, ele revelou que foi diagnosticado ainda na adolescência.

“Eu bebia muita água, aí pedia para parar para fazer xixi, e meu pai, que é médico, achou que eu tava de sacanagem”, lembrou. “É de uma hora para a outra [que surge] o diabetes tipo 1, o pâncreas pifou”, explicou.

“Até que eu cheguei em casa depois dessa viagem e comecei a ver que onde eu urinava começou a dar formiga. Virei pro meu pai e falei que tinha um formigueiro na privada”, continuou o intérprete de Marcelo Gouveia.

Vida saudável

O ator confessou que o diagnóstico o assustou, mas logo se adaptou à rotina que o tratamento da doença impunha. José Loreto conta que, desde sempre, é ele quem aplica a própria insulina.

Quando Loreto se destacou na TV, como Marcão em Malhação (2005), já tirava de letra o tratamento do diabetes. Tanto que ele sempre fez questão de falar sobre a doença sempre que tem oportunidade, justamente para mostrar que é possível viver uma vida plena e saudável.

O ator, inclusive, faz isso de maneira até inusitada. Durante as gravações de Pantanal (2022), por exemplo, Loreto postou uma foto onde aparecia no rio ao lado de Jesuíta Barbosa, os dois com o bumbum à mostra. Na imagem, era possível ver o sensor de glicemia que o ator tinha na nádega.

A foto, claro, deu o que falar, e José Loreto aproveitou a repercussão da imagem para explicar o que era o sensor, que serve para medir os níveis de glicose no corpo.

Dieta e exercícios

José Loreto também faz questão de ressaltar que mantém hábitos saudáveis de vida, não apenas para controlar o diabetes, mas também por conta do trabalho. Em No Rancho Fundo, por exemplo, as cenas sem camisa são rotina e, por isso, a ideia é estar em forma.

“Eu me doo completamente aos personagens, e acho que isso é um dos grandes baratos da minha vida. Foi o Darkson de Avenida Brasil, em 2012, que me fez furar a orelha. Agora tô numa dieta. Não tô comendo arroz nem pão para dar uma emagrecida. Como esse cara é vaidoso, tem que ser saradinho. Ele tem muitas cenas sem camisa, e Allan Fitterman, o diretor, falou que queria me ver sarado. Ordem de diretor, você tem que obedecer!”, disse, em recente entrevista ao jornal Extra.

“Saúde para mim é fundamental. Até por eu ser diabético e querer longevidade. Desejo aguentar minha filha no colo pelo máximo de tempo possível e já está difícil porque ela está com 24 quilos. Tento fazer exercícios diariamente. Nos dias mais puxados, pelo menos faço 20 minutos de bicicleta em casa em jejum, que aí já acelera o meu metabolismo e deixa meu astral de outra forma. Deixo para chutar o balde só uma vez por semana. A minha diabetes fica mais controlada, meu corpo agradece, minha autoestima dá um up. E ainda fico ótimo no vídeo!”, comemorou.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor