André Santana

Bastou Tertulinho surgir todo gaiato, fugindo da perseguição do noivo de sua amante no primeiro capítulo de Mar do Sertão, que a figura de José Leôncio jovem ficou totalmente no passado. O ator Renato Góes conseguiu construir um novo tipo, que destoa completamente do marcante personagem da novela das nove da Globo.

Mar do Sertão

Mas, para exorcizar de vez a imagem de protagonista de Pantanal, Renato Góes precisou se esforçar bastante. O ator mudou o visual, adotando madeixas escovadas e com luzes, justamente para ganhar um ar de playboy.

Além disso, Renato teve que mudar seu tipo físico, alterando sua rotina de alimentação e exercícios. Com isso, ele perdeu oito quilos.

“Faço acompanhamento, exames para ficar tudo em dia. Dependendo do trabalho, eu treino para ganhar ou perder massa. Para esse, eu emagreci bastante, para mudar o corpo que estava de peão. Não tenho nenhum tipo de cuidado e vaidade com a beleza que não seja voltado para o personagem”, explicou o ator, em entrevista ao jornal Extra.

Vilão cômico

Pantanal

Outra diferença entre José Leôncio e Tertulinho é que, ao contrário do herói da novela das nove, o playboy da trama de Mario Teixeira é um vilão de pinceladas cômicas. Com isso, o moço é capaz de fazer os maiores absurdos, mas seu carisma ajuda a aliviar suas maldades.

“Ele tem um lado divertido. É um vilão bem atrapalhado com o que tenta fazer, e, ao mesmo tempo, muito movido pela emoção. Acaba se cegando um pouco. Tudo de ruim que ele tenta fazer não dá certo. Tudo de bom que ele faz ou fala, ele copiou de alguém. O cara é uma grande farsa”, explicou Góes.

Por conta deste jeito meio abobalhado, Tertulinho já conquistou seus fãs. Nas redes sociais, é fácil constatar a grande torcida que o vilão já começa a ganhar dentre os espectadores da novela das seis da Globo.

Até mesmo Sergio Guizé, que vive seu rival Zé Paulino na trama, já se rendeu ao charme de Tertulinho.

“Eu falo pra eles [Renato Góes e Isadora Cruz]: ‘Vocês são lindos!’ (risos). E o Renato faz muito bem o papel. Nem vão lembrar do que ele fez nos últimos dez anos. Sou fã, amo o Renato! É super possível, porque o Renato vai colocando um tempero nesse Tertulinho que você acaba se apaixonando – eu me apaixonei por ele! (risos). Eu acho que a Candoca e o público podem se apaixonar também”, comentou o artista em entrevista ao podcast Papo de Novela, do Gshow.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor