O primeiro especial de fim de ano do humorístico Sai de Baixo, transmitido pela Globo em 1996, contou com a participação do cantor e compositor Milton Nascimento. Ele, que estava fantasiado de Papai Noel, surpreendeu a todos ao tirar a fantasia e aparecer muito magro, o que gerou inúmeras especulações.

Sai de Baixo

Convidado por Dennis Carvalho, então diretor do programa exibido nas noites de domingo, Milton chegou ao Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo, já vestido de Papai Noel. Ao tirar a fantasia para protagonizar o número musical que encerrava o episódio, o músico surpreendeu elenco, equipe e público por conta de sua perda de peso.

Disse-me-disse sobre saúde

Sai de Baixo

Jornais e revistas da época reportavam o choque de integrantes da trupe do Sai de Baixo com a silhueta de Milton Nascimento. E presentes na plateia que se emocionaram com a apresentação.

“A gente não pode ter certeza de nada, mas, na minha opinião ele deve estar muito doente”, comentou um dos atores, que pediu para não ser identificado, em matéria do jornal O Globo, de 13 de dezembro de 1996.

Fontes da produção do Sai de Baixo disseram à reportagem que o cantor se encontrava em depressão, decorrente do falecimento de Márcio Ferreira, seu empresário por mais de 20 anos. Um amigo próximo de Milton, que também não quis se identificar, reafirmou a hipótese de depressão.

A reação dos amigos

Sai de Baixo - Milton Nascimento

Dennis Carvalho, que é compadre do músico, confessou na mesma matéria que levou um susto ao reencontrá-lo. Os dois não se viam há mais de um ano. Dennis chegou questionar Nascimento sobre o seu estado de saúde, ouvindo como resposta que ele estava, sim, doente, mas que não era nada grave.

“O Milton estava muito alegre e descontraído durante o programa”, lembrou Carvalho. “Ele disse que está fazendo um tratamento nos Estados Unidos para curar uma diabete, mas garantiu que não é nada grave. Fiquei tranquilo então”, prosseguiu.

Fernando Brant, parceiro de Milton em composições como Travessia e Nos Bailes da Vida, foi outro que desmentiu o rumor de que o amigo estaria doente.

“Uma vez chegaram a afirmar que ele estaria na CTI de um hospital de Belo Horizonte e na verdade ele estava muito bem de saúde em sua casa, no Rio de Janeiro”, desabafou Fernando.

“O que eu sei é que ele está sob uma dieta rigorosa para controlar a dosagem de açúcar no sangue. Graças a Deus, ele não tem nada mais sério”, completou.

Na mesma época, a Folha disse que o artista fez “repetidos exames de Aids, todos com resultado negativo. O primeiro teria sido feito em outubro de 1996”.

O fim dos boatos

Sai de Baixo - Milton Nascimento

Após a gravação do Sai de Baixo, Marilene Gondim, então empresária de Milton Nascimento, explicou o motivo da magreza do artista em um comunicado divulgado pela WEA, gravadora dele na época.

“Milton não é portador de nenhuma doença infectocontagiosa e encontra-se em tratamento para recuperação causada pela falta de controle de uma diabete tipo 2 – doença comum em indivíduos adultos e de caráter familiar, cujos sintomas típicos são a perda acentuada de peso e fadiga”, informava o texto, que também desmentia os boatos de que ele estaria com Aids.

No mesmo comunicado, Marilene informou que Milton estava em tratamento sob supervisão de Steven Lamm, professor de Medicina da Universidade de Nova Iorque.

“O senhor Milton Nascimento foi examinado por mim em novembro de 1996. Ele tinha um caso mal controlado de diabetes mellitus e um abcesso dental. Ele teve uma perda de peso significativa em resultado da diabete. Ele não apresenta sintomas de doenças contagiosas”, ressaltava a declaração do médico anexada ao comunicado.

Milton ainda padeceu de anorexia nervosa, que provocava perda de apetite; por conta disso, ele precisou ser internado. Logo após se recuperar, o cantor e compositor voltou à ativa em 1997, lançando um novo álbum, intitulado ‘Nascimento’.

[anuncio_5]

Despedida dos palcos

Milton Nascimento

Recentemente, o músico, com 79 anos de idade, anunciou sua despedida dos palcos através do espetáculo A Última Sessão de Música. Ele, que completará 80 em 26 de outubro, tem enfrentado novamente problemas de saúde, o que dificulta o cumprimento da agenda profissional.

Milton Nascimento já gravou mais de 30 álbuns e foi agraciado com cinco prêmios Grammy.

Compartilhar.
Avatar photo

Sebastião Uellington Pereira é apaixonado por novelas, trilhas sonoras e livros. Criador do Mofista, pesquisa sobre assuntos ligados à TV, musicas e comportamento do passado, numa busca incessante de deixar viva a memória cultural do nosso país. Escreve para o TV História desde 2020 Leia todos os textos do autor