Nos mais recentes capítulos de Renascer, Mariana (Theresa Fonseca) deixou claro que não pretende facilitar a vida de João Pedro (Juan Paiva). Mesmo casada com José Inocêncio (Marcos Palmeira), a jovem não se conforma com o namoro do enteado e Sandra (Giullia Buscacio), deixando isso bem claro.

Theresa Fonseca em Renascer
Theresa Fonseca em Renascer

Após um encontro cheio de tensão na cachoeira, Mariana ainda dará mais provas de que não gosta nada da ideia de ver João Pedro ao lado da filha de Egídio (Vladimir Brichta). E a dubiedade da personagem ganhará novos contornos nos próximos capítulos da novela.

Se o autor Bruno Luperi mantiver a trajetória criada por Benedito Ruy Barbosa em 1993, Mariana deve se separar de Inocêncio e tentar seduzir João Pedro. Será que ela vai conseguir?

Mariana e João Pedro ficam juntos em Renascer?

A mais recente sequência em que Mariana se deixa ver nua por João Pedro deixa claro que a jovem não pretende aceitar fácil o romance do rapaz com Sandra. Tanto que, depois do que aconteceu, o tabaréu fica mexido e chega a confessar a Zinha (Samantha Jones) que não consegue esquecer a madrasta.

Com isso, Mariana acaba conseguindo o que quer. João Pedro confessa a Sandra que não a ama e a moça decide colocar um ponto final no romance. No entanto, pouco tempo depois, a filha de Dona Patroa (Camila Morgado) descobrirá uma gravidez.

O filho volta a unir João Pedro e Sandra, que retomam os planos de casamento. Porém, nem mesmo o enlace dos pombinhos fará Mariana sossegar. O ciúme da moça é tanto que seu casamento com José Inocêncio entra em crise.

Depois disso, Mariana vai reencontrar João Pedro, que, a esta altura, já é pai. A moça pede uma carona ao rapaz e, no caminho, se insinua novamente para João. Mas, em respeito à esposa e ao pai, João Pedro se recusa a deitar com ela.

Mariana se separa de José Inocêncio em Renascer?

Marcos Palmeira em Renascer
Marcos Palmeira em Renascer

Capítulos depois, Mariana volta a sentir ódio de José Inocêncio, a ponto de pensar em retomar sua vingança contra o “painho”.

À esta altura, Teca (Lívia Silva) estará morando na fazenda e demonstrando ser sensitiva. E Mariana escuta quando a menina conta a Inácia (Edvana Carvalho) que teve um sonho no qual José Inocêncio aparece assassinando Belarmino (Antonio Calloni).

Sentindo-se confusa, Mariana decide abandonar José Inocêncio de vez. Ela foge de casa e é levada por Lívio (Breno da Matta) para a antiga casa de Jacutinga (Juliana Paes). Inocêncio fica furioso e se nega a ir atrás da mulher, enquanto Sandra teme que o acontecido possa afetar seu casamento com João Pedro.

O que acontece com Mariana no final de Renascer?

Em entrevista ao jornal O Dia, de 29 de agosto de 1993, o autor Benedito Ruy Barbosa confirmou que Mariana era a “terceira tocaia de Belarmino”, como Inácia costuma falar. Mas, de acordo com o novelista, a vingança da jovem passa longe das armas de fogo.

“Mariana vai usar uma arma muito mais poderosa que facas ou armas de fogo. Acaba com Inocêncio aos poucos, de ciúmes”, afirmou o veterano.

No entanto, na reta final, Mariana se redime. A moça percebe que José Inocêncio foi a única pessoa que cuidou dela ao longo de toda a sua vida. Por amor a ele, ela toma uma atitude drástica: mata Egídio.

O coronel será assassinado misteriosamente ao longo da trama, e só no final de Renascer é revelado que foi Mariana quem o matou.

No desfecho da novela, José Inocêncio morre e Mariana decide ir embora da fazenda para sempre.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor