Uma das atrizes mais consagradas do país, Aracy Balabanian era bastante discreta em relação à sua vida pessoal. A veterana, que morreu nesta segunda-feira (07), nunca se casou e não teve filhos.

Aracy Balabanian
Aracy Balabanian (Reprodução / Instagram)

No entanto, a estrela sempre fez questão de ressaltar seu relacionamento próximo com sobrinhos e sobrinhos-neto, além da afilhada Antônia. Aracy chegou a explicar o motivo que a levou à decisão de não se casar.

Leia também: Astro abre o jogo sobre cabeçada em colega da Globo: “Trairagem”

[anuncio_1]

Trajetória

Aracy Balabanian em Elas por Elas
Aracy Balabanian como Helena em Elas por Elas (Nelson Di Rago / Globo)

Aracy estreou nas novelas em Marcados Pelo Amor (1964), na Record. Depois, passou pelas extintas TV Tupi e TV Excelsior até chegar à Globo em 1972, quando esteve no elenco de O Primeiro Amor, no horário das sete.

Desde então, participou de várias tramas, como Corrida do Ouro (1974), Locomotivas (1977), Elas por Elas (1982), Rainha da Sucata (1990), A Próxima Vítima (1995), entre outras.

De 1996 a 2002, fez bastante sucesso como a Cassandra do humorístico Sai de Baixo, papel que reviveu onde anos depois na nova versão do programa, produzida em 2013.

Também esteve em novelas como Da Cor do Pecado (2004), Passione (2010) e Saramandaia (2013). O último papel fixo nas novelas foi em Sol Nascente (2016) e a última trama foi Malhação: Vidas Brasileiras (2018), em que fez uma participação.

O último trabalho na televisão foi no especial Juntos a Magia Acontece, em 2019.

Atriz não quis filhos

Toma Lá, Dá Cá - Aracy Balabanian, Marisa Orth e Miguel Falabella
Aracy Balabanian, Marisa Orth e Miguel Falabella em Toma Lá, Dá Cá (Reprodução / Globo)

Aracy sempre manteve uma vida pessoal muito discreta. Em sua biografia “Nunca Fui Anjo”, ela revelou que passou por dois abortos e explicou os motivos que a levaram a tomar a decisão.

“A profissão não era regulamentada, não tínhamos bons salários, licença-maternidade e direitos. Fiz um segundo aborto, porque meu filho teria um pai que não desejaria para ninguém”, contou.

Apesar disso, a atriz tinha filhos de coração. Em entrevista à revista Quem em 2013, ela disse por que não quis ter filhos.

“Tenho vários filhinhos. Tenho 13 sobrinhos, 12 sobrinhos-netos e já, já serei bisa-tia-avó, acho que é isso. E tenho Antônia (Sampaio Saraceni), minha afilhada, uma paixão na minha vida. Está com 10 anos, é filha da Gogoia (Sampaio, figurinista), participo de tudo da vida dela. Levo ao dentista, ao balé. Amo comprar roupinhas. Ela tem cabelo cacheado e, de vez em quando, quer fazer chapinha… Pego de cabelo cacheado e a entrego de cabelo liso”, declarou.

[anuncio_3]

Não era casada

Walmor Chagas e Aracy Balabanian
Walmor Chagas e Aracy Balabanian em Locomotivas (Reprodução / Globo)

Aracy Balabanian nunca se casou. No entanto, ela teve alguns relacionamentos e, um deles, com Antônio Fagundes. A revelação foi feita pelo ator durante participação no programa Que História é Essa Porchat?.

Em entrevista ao jornal Extra em 2020, a atriz confirmou o breve namoro que teve com Fagundes quando contracenavam juntos na novela Antônio Maria, da extinta TV Tupi, em 1968. Naquel época, Aracy estava com 28 anos e o ator tinha apenas 19.

“Ele era um menino quando nós tivemos um pequeno caso, uma historinha de amor. Ele era um menino e eu era mais velha. Aconteceu, terminou e continuamos amigos, eu torcendo por ele, e ele torcendo por mim. Foi muito bonito quando houve. Isso foi há tantos anos. Hoje somos amigos queridos. Quando eu perdi meus pais, ele me deu apoio. Agora ele perdeu a mãe, e eu o procurei. As esposas dele foram as minha amigas”, relatou ela.

Motivo da decisão

Deus Nos Acuda - Aracy Balabanian
Aracy Balabanian como dona Armênia (Divulgação / Globo)

Apesar de ter uma vida amorosa, Aracy Balabanian decidiu não se casar e não ter filhos para se dedicar inteiramente à sua carreira artística.

A atriz morreu no Rio de Janeiro, aos 83 anos, vítima de um câncer no pulmão diagnosticado no fim de 2022.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.