Tentando reverter a queda de audiência do Você Decide, que começava a derreter no ibope no final dos anos 90, a Globo tentou inovar na apresentação da atração, que já foi comandada por Tony Ramos, mas ouviu um sonoro não de uma convidada.

Tony Ramos no comando do Você Decide
Tony Ramos no comando do Você Decide, na Globo (Reprodução / Globo)

Astrid Fontenelle, na época contratada da MTV, iria para a emissora carioca com ares de estrela para ser a nova comandante do formato, que se dedicava a contar histórias soltas cujo final era escolhido pelo público.

[anuncio_1]

Novo formato do Você Decide

Astrid Fontenelle no Disk MTV
Astrid Fontenelle no comando do Disk MTV (Reprodução / Web)

A direção desejava alterar a concepção do âncora da atração global, de apenas apresentar os conflitos e falar das ligações, colocando-o para interagir com outras pessoas em um debate sobre os enredos apresentados.

A profissional já fazia algo parecido no extinto canal de músicas do grupo Abril, no Barraco MTV.

Só que Astrid Fontenelle não quis, de jeito algum, ficar à frente do título televisivo, nem mesmo para se tornar uma estrela da Globo.

Sonoro não

Astrid Fonetenelle
Reprodução / Web

Em 1999, a artista chegou a confirmar a Folha de S. Paulo que conversava com a rede, mas descartou veementemente que ficaria com o formato.

“A apresentadora continua em negociações com a emissora, mas diz que ‘uma coisa já está definida’: a hipótese de trabalhar no Você Decide está descartada”, informou a matéria.

Segundo a publicação, com a negativa de Astrid, as atrizes Andréa Beltrão e Susana Vieira passaram a ser os alvos da alta cúpula para serem as titulares da atração. Mas a temporada de 1999, a penúltima, teve Celso Freitas e Luciano Szafir; este último comandou também a última temporada, em 2000.

Mas, nesta fase, a Globo já estava insatisfeita com a audiência do Você Decide, que foi limado da grade junto com Muvuca e Garotas do Programa, no segundo semestre de 2000. No lugar destes programas, a emissora lançou a minissérie Aquarela do Brasil.

[anuncio_3]

Insistência da emissora

A Gata Comeu - Christiane Torloni e Eduardo Tornaghi
Christiane Torloni e Eduardo Tornaghi em A Gata Comeu (Divulgação / Globo)

Contudo, a Globo não desistiu do formato. Em julho de 2001, o Você Decide foi parar dentro do Vale a Pena Ver de Novo, com a repetição das histórias mais lembradas, dando uma pausa nas novelas. Esta fase foi comandada pela atriz Susana Werner.

Com os números sofríveis, pressão do Ministério da Justiça por causa da classificação indicativa de 14 anos e abaixo-assinado dos telespectadores, logo os melodramas voltaram para tentar ressuscitar o bloco de reprises. A Gata Comeu (1985, foto acima) foi a escolhida.

Desde então, os boatos de que o programa voltaria ao ar nunca se findaram. Vez ou outra sai na mídia que a estação deseja retornar com o Você Decide.

Linha Direta - Pedro Bial
Pedro Bial no comando do Linha Direta (Reprodução / Globo)

Essa ideia voltou a ganhar forças recentemente, quando o canal anunciou que resgataria algumas atrações do passado como Som Brasil e Linha Direta (foto acima).

Chegou-se a comentar que Patrícia Poeta havia gravado um piloto para o esperado retorno, mas nada assim aconteceu.

Atualmente, com a internet e a mania de boa parte do público de assistir TV comentando na Web, quem sabe o programa não tivesse uma boa aceitação, tanto no sistema aberto, quanto no Globoplay.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor