A transferência de Ana Maria Braga para a Globo, em meados de 1999, levou Cátia Fonseca para o Note e Anote, da Record. A substituta de Námaria acabou tomando uma puxada de tapete que causou ruído nos bastidores da emissora e dos programas femininos que marcaram as tardes da TV brasileira.

Cátia Fonseca

A hoje comandante do Mais Você deixou a casa que a transformou em estrela após um desentendimento com o superintendente artístico José Paulo Vallone. Meses depois, ela assinou com a Globo. Cátia, então no comando do Pra Você, da Gazeta, foi convocada para a atração. Só que, no ano seguinte, Claudete Troiano tomou seu lugar…

“Achei que era trote”

Ana Maria Braga

Sucesso de audiência e de faturamento, Ana Maria Braga surpreendeu a todos quando optou pela mudança de canal. Cátia Fonseca esteve entre os nomes tomados pelo susto. Em entrevista para O Programa de Todos os Programas, de Flávio Ricco e Dani Bavoso no canal R7 no YouTube, ela afirmou ter interpretado a ligação telefônica da Record como um trote:

“Eu recebi a ligação e achei que era trote. Ao retornar, descobri que era da Record mesmo e o bispo Honorilton Gonçalves, então diretor do canal, falou que queria me fazer uma proposta, mas que eu tinha uma hora para chegar na emissora. Nunca corri tanto na minha via”, lembrou, aos risos.

Puxada de tapete

Cátia Fonseca

Após um ano, Cátia foi dispensada sem explicações. Claudete, com quem ela havia convivido nos tempos de Gazeta, deixou o Mulheres para assumir o Note e Anote.

Notícias da época ligavam a troca ao “insucesso” da substituta imediata, com médias de audiência em torno de 4 pontos e fuga de anunciantes. Curiosamente, porém, a Record havia festejado a chegada de Fonseca num primeiro momento, já que a eleita havia mantido os índices e os merchandisings de Ana Maria.

Não demorou para que Cátia viesse a público revelar o que havia acontecido nos bastidores; no caso, a “puxada de tapete”.

“Não tenho nada contra a Claudete, mas não usaria os meios que ela usou”, afirmou à revista Istoé Gente em setembro de 2000.

“Soube que ela pediu para um diretor dizer aos executivos da emissora que era mais em conta e aceitava ganhar metade do que eu”, completou.

A saída incluiu outra situação constrangedora: Fonseca foi informada pela imprensa de que não era mais titular do Note e Anote.

“Participava do evento Teleton, numa casa de show paulista, e as pessoas cochichavam sobre minha saída. O que posso fazer? Eles acharam que a Claudete era um produto mais vendável”, lamentou.

O outro lado

Claudete Troiano

Na mesma publicação, Claudete Troiano negou ter procurado a Record para se oferecer.

“Estava feliz na Gazeta. Meu camarim era tão ou mais bonito do que esse. Tinha motorista e segurança”, listou. “Recebi uma proposta e quis aceitar”, concluiu.

A saída gerou ressentimento na Gazeta, onde ela passou a maior parte de sua trajetória profissional – a casa, inclusive, a abrigou quando ela saiu da Manchete, na mais grave e derradeira crise financeira.

“Não roubei, não matei e tive que sair desse jeito. Ficou uma tristeza. Não queria que fosse assim porque gosto deles. Às vezes, isso pesa… É duro”, confessou, alegando que não pode sequer limpar suas gavetas.

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Fim do Note e Anote

Hoje em Dia

No dia 19 de agosto de 2005, o Note a Note foi exibido pela última vez. Após várias reformulações – com trocas entre as faixas matutinas e vespertinas –, a atração foi extinta em meio ao projeto da Record de “tomar a liderança” da Globo. Para deixar a grade mais competitiva, a emissora lançou o Hoje em Dia, com Ana Hickmann, Britto Jr e Edu Guedes.

Claudete Troiano seguiu para a Band; hoje ela atua na RedeTV!. Cátia Fonseca ocupa as tardes do canal dos Saad. Ana Maria Braga segue nas manhãs da Globo.

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Sebastião Uellington Pereira é apaixonado por novelas, trilhas sonoras e livros. Criador do Mofista, pesquisa sobre assuntos ligados à TV, musicas e comportamento do passado, numa busca incessante de deixar viva a memória cultural do nosso país. Escreve para o TV História desde 2020 Leia todos os textos do autor