Paulo Viera (na foto abaixo, com Marcos Mion), contratado da Globo, vai apresentar o evento de posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente da República. No entanto, a Globo impõe algumas orientações quanto ao envolvimento de seus artistas e as suas manifestações políticas.

Paulo Vieira e Marcos Mion
Divulgação / Globo

Em nota enviada à Folha de S. Paulo, a emissora afirmou que os seus contratados, entre atores e apresentadores, não podem participar abertamente de campanhas políticas de nenhum candidato ou partido político, caso estejam no ar.

Também é vedado que as suas opiniões políticas sejam relacionadas com a emissora. Ou seja, apresentadores não podem utilizar os programas que comandam para fazer campanhas.

Regras

Paulo Vieira no BBB
Divulgação

No entanto, a empresa não impede que os artistas manifestem suas opiniões em entrevistas, eventos ou quaisquer situações que não tenham relação com a emissora.

Em trecho da nota enviada à publicação, a Globo diz que as manifestações devem ser “feitas no âmbito privado” e “não podem comprometer a percepção do público sobre a isenção da empresa”, uma vez que a Globo deseja manter “sua posição de neutralidade e isenção”.

Retrospecto

Eleições 2022 - Lula
Reprodução / Globo

Vale lembrar que, durante as eleições, Paulo Vieira já havia utilizado as suas redes sociais para expressar sua preferência política, além de angariar votos para o presidente eleito. O artista até se comprometeu a ligar para pessoas que ainda estivessem em dúvida sobre quem votar no segundo turno das eleições de 2022.

No entanto, suas atuações na internet não lhe trouxeram quaisquer problemas com a direção da Globo, já que foram feitas em suas próprias redes, e não em plataformas da emissora.

Vieira também esteve presente em atos e reuniões da campanha de Lula (foto acima) e ainda participou do casamento do político com Janja, tudo este ano, sem que houvesse qualquer tipo de retaliação por parte do canal.

No entanto, as regras da emissora são mais rígidas em período eleitoral. Não há, no contrato de Paulo Vieira com a Globo, nada que impeça o humorista de se apresentar na posse do presidente eleito.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor