CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com contrato prestes a se encerrar, Rodrigo Faro ainda não chegou a um acordo com a Record. Caso não aceite a redução salarial proposta pela emissora, o apresentador pode entrar 2023 sem um destino certo na televisão brasileira, já que seu atual acordo, por extensão, vai até 31 de janeiro.
Reprodução / RecordAssim, Faro engrossará uma lista de famosos que mudaram de rumo após anos batendo ponto num único lugar. Em 2022, vários artistas deixaram suas respectivas emissoras e começarão o ano novo sem recolocação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Debandada da Globo
A Globo, por exemplo, abriu mão de vários rostos tradicionais de sua programação. No ano que passou, a emissora dispensou o apresentador André Marques, após 27 anos de serviços prestados. André, que começou como ator em Malhação (1995), se tornou apresentador no Vídeo Show (2000) e passou por diversas atrações no canal. Seu último trabalho foi no É de Casa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Outra estrela do É de Casa dispensada este ano foi Ana Furtado. A apresentadora, assim como André, fez um pouco de tudo em seus quase 30 anos na estação: foi atriz de novelas, apresentadora e repórter. Mas a artista não resistiu à mais recente reformulação do matinal e acabou saindo de cena.
Ana e André, então, se juntam a Cissa Guimarães e Zeca Camargo, outros nomes da formação original do É de Casa que não renovaram seus acordos com a Globo nos últimos anos.
Além de apresentadores, a a emissora também abriu mão de outras peças importantes de sua programação, como diretores e autores. Maria Adelaide Amaral, veterana novelista, foi a mais recente baixa.
Jornalistas no mercado
Muitos jornalistas também encerraram 2022 sem um novo local de trabalho. A Globo dispensou vários de seus veteranos, como Carlos Tramontina, Renato Machado, Edney Silvestre e, recentemente, Ernesto Paglia, entre tantos outros.
Mas foi a novata CNN Brasil quem surpreendeu ao promover um amplo corte. A redução de quadro atingiu grandes estrelas do jornalismo, como Monalisa Perrone, que estava no ar há anos.
Loiras sem casa
Enquanto algumas estrelas deixaram canais, outras seguem sem se recolocar. É o caso de Xuxa, sem um contrato com um estação de TV desde sua saída da Record, e Angélica, fora da televisão aberta desde o fim de seu compromisso com a Globo.
Até aqui, nenhuma das duas veteranas e ex-estrelas infantis demonstrou vontade de voltar à TV aberta. Enquanto isso, elas se dedicam a projetos paralelos, voltados para o streaming.
Neste contexto, Angélica assinou com a HBO Max com a promessa de emplacar vários de seus projetos ali. No entanto, seu primeiro programa, o Jornada Astral, já deixou a plataforma. E, até aqui, nenhum outro formato foi anunciado.
É possível que o processo de fusão entre Warner, dona da HBO Max, e a Discovery, tenha atrapalhado os planos. Enquanto isso, a apresentadora se dedica ao portal Mina Bem Estar. Ela também fez uma participação na série Tarã, com Xuxa, que será lançada no Disney+.
Aliás, Tarã não é o único projeto de Xuxa no streaming. Em 2023, a loira deve lançar seu documentário no Globoplay e o reality Caravana das Drags no Prime Video. Mas, na TV aberta, não há qualquer perspectiva de retorno.