André Santana

Não é de hoje que o público reclama do pouco espaço de Manoel Soares dentro do Encontro com Patrícia Poeta. Embora seja creditado como apresentador ao lado da jornalista, na prática ele aparece como coadjuvante no matinal da Globo. É uma situação que incomoda boa parte dos espectadores da atração.

Manoel Soares
Reprodução / Globo

Mas o incômodo ficou ainda maior na edição do programa de segunda-feira, 13 de março. Na ocasião, foi exibido o especial Troféu Encontro, que homenageou importantes personagens que passaram pelo periódico. O especial foi totalmente apresentado por Patrícia Poeta, enquanto Manoel Soares foi deixado de lado.

[anuncio_1]

Figurante do Encontro

Normalmente, Manoel é visto como coadjuvante no programa. Como Patrícia Poeta tem o hábito de pegar o protagonismo para si, cabe ao apresentador cavar alguns espaços ao longo da atração para dizer a que veio.

Mas, no Troféu Encontro, Manoel nem coadjuvante foi. Na verdade, ele foi transformado num figurante dentro do programa do qual, em tese, é o apresentador. Uma situação, no mínimo, constrangedora.

Nas redes sociais, o público se manifestou quanto ao tratamento dispensado ao jornalista. Espectadores perceberam que ele só acompanhou o programa do sofá, enquanto Patrícia Poeta o apresentava sozinha. Ele só foi convidado a se manifestar quando já haviam se passado cerca de 40 minutos do início do matinal.

Desrespeito com Manoel Soares

Encontro com Patrícia Poeta
Reprodução / Globo

Não é de hoje que o público reclama do pouco espaço dado a Manoel no Encontro. Nas redes sociais, muitos espectadores criticam a postura de Patrícia Poeta, que tem um perfil mais dominador e costuma sempre virar o holofote para si mesma.

Com isso, sempre surgem boatos de que os dois apresentadores não se dão bem. Vira e mexe, Patrícia e Manoel precisam vir à público para afirmar que eles não são brigados e se respeitam mutuamente.

Mas o que se vê no ar é diferente. Todos os dias, o público tem a impressão de que Patrícia Poeta quer marcar território e sempre joga Manoel Soares para escanteio. E, mesmo com as críticas, a direção do programa e da emissora não tomam nenhuma atitude para modificar a situação. Enquanto isso, o jornalista vai sendo constantemente desrespeitado no programa que apresenta. Uma situação lamentável.

Mudanças no programa

Encontro

Pode até ser que, fora do ar, Patrícia Poeta e Manoel Soares se deem bem. Não é essa a questão. O que incomoda é que, no ar, a dupla realmente não funciona. Patrícia fala demais e Manoel não tem espaço. E nada é feito para mudar isso.

Qual a dificuldade da direção do Encontro de ouvir o público e promover uma divisão melhor das funções dos apresentadores no programa? Uma direção mais firme, que delimitasse melhor os espaços de cada um, resolveria facilmente este desconforto.

Tudo bem que é o nome de Patrícia Poeta que aparece no título da atração. Mas Manoel Soares também é o apresentador do programa. E, como tal, merece ser tratado com um pouco mais de respeito. Já passou da hora da direção da emissora intervir para solucionar este problema.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor