André Santana

Elas por Elas segue ladeira abaixo na audiência. A novela das seis da Globo não para de perder público e vem batendo recordes negativos no Kantar Ibope Media. Para tentar amenizar a crise, a emissora já estuda uma série de estratégias.

Deborah Secco em Elas por Elas
Deborah Secco em Elas por Elas (Reprodução / Globo)

No entanto, a direção da emissora também reconhece que Elas por Elas foi uma aposta ousada que se revelou equivocada. Ou seja, o canal considera a novela uma boa produção, mas que acabou sendo vítima de um erro estratégico. Por isso, a Globo já bateu o martelo e tomou uma decisão quanto ao futuro da faixa das seis.

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Em baixa na Globo

Alessandro Marson e Thereza Falcão
Thereza Falcão e Alessandro Marson, autores do remake de Elas por Elas (Reprodução / Gshow)

É normal que os capítulos de sábado das novelas da Globo deem menos audiência que os episódios de segunda a sexta, já que há menos pessoas vendo TV neste dia. Mas, mesmo assim, os números apresentados por Elas por Elas no último sábado (11) impressionaram até os mais pessimistas.

O folhetim de Thereza Falcão e Alessandro Marson, baseado na obra de Cassiano Gabus Mendes, rendeu apenas 12,2 pontos na Grande São Paulo, de acordo com dados do Kantar Ibope Media. Só não foi a menor audiência da produção porque, em 3 de novembro, Elas por Elas marcou 10,5 – no entanto, esse dia foi atípico, já que houve um apagão em São Paulo.

O fraco desempenho prejudicou toda a grade noturna da Globo. Fuzuê fechou com 14,8, enquanto o Jornal Nacional anotou 19,3. É raro o principal noticioso da emissora registrar menos de 20 pontos no Ibope.

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Explicação para o fiasco

Isabel Teixeira como Helena em Elas por Elas
Isabel Teixeira como Helena em Elas por Elas (Reprodução / Globo)

No entanto, a direção da Globo entende que o fracasso não é de responsabilidade apenas de Elas por Elas. O canal considera que a onda de calor que acomete grande parte do Brasil nos últimos dias também afugenta o público da televisão.

Além disso, de acordo com informações do portal NaTelinha, a Globo atribui o fiasco da atual novela das seis a um erro estratégico do próprio canal. A emissora entende que Elas por Elas é uma boa novela, mas que o canal ousou ao apostar numa comédia com um formato mais adequado para a faixa das 19h às 18h. A ideia era justamente oferecer algo novo, mas sua direção concluiu que a medida não funcionou.

Ainda segundo o NaTelinha, a direção da Globo entende que humor na faixa das seis funciona, desde que seja mais pueril, como nas clássicas novelas de Walcyr Carrasco, ou na recente Mar do Sertão (2022), de Mário Teixeira.

Por isso, a emissora teria tomado uma decisão. A Globo, ao menos por enquanto, não pretende mais fazer experiências na faixa das 18 horas e vai apostar em novelas que seguem as fórmulas consagradas do horário. Ou seja, histórias de época ou românticas, ou ainda tramas interioranas bem-humoradas, como No Rancho Fundo, próximo folhetim do horário.

 

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Relançamento

Elas por Elas, novela das seis da Globo
Richard Abelha, Rayssa Bratillieri e Filipe Bragança em Elas por Elas

Embora a direção da Globo compreenda que o fracasso de Elas por Elas não está ligado à qualidade da produção, ainda assim o canal vem se movimentando para fazer a história deslanchar. A ideia é estancar a fuga de público ainda antes de dezembro, quando há menos gente assistindo TV.

Para isso, a emissora não descarta fazer mudanças nos rumos da trama a partir dos resultados do grupo de discussão, que ainda não foram divulgados. A ideia é dar mais destaque aos personagens mais queridos pelo público.

Além disso, a emissora também prepara um relançamento de Elas por Elas, com chamadas que explicam toda a história ao público. Também estão previstas a participação do elenco da trama nas diversas atrações da casa, como forma de divulgar o folhetim.

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André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor