Todo mundo conhece aquele velho ditado que diz que “a propaganda é a alma do negócio”. Pois bem. A Globo mostrou estar decidida a, mais do que nunca, apostar em uma grande divulgação para tentar reverter a falta de interesse do público em suas novelas.
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Em suas estreias mais recentes promovidas até o primeiro trimestre deste ano, a emissora deixou a desejar na divulgação de suas novas tramas. Aliás, nos últimos anos, os folhetins com boa divulgação foram raríssimos — a exceção fica por conta de tramas como Pantanal (2022) e Renascer, por exemplo.
Agora, porém, a rede parece querer entrar com tudo na divulgação de suas novelas, promovendo bastante as substitutas de Renascer, Família é Tudo e No Rancho Fundo, que ainda levarão meses para entrar no ar.
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Globo pecou na divulgação de suas novelas
Desde o lançamento de novelas como Um Lugar ao Sol (2021) e Quanto Mais Vida, Melhor! (2021), que vieram logo após a paralisação causada pela pandemia de coronavírus, a Globo vem pecando com a pouca divulgação de suas novelas.
Neste ano, por exemplo, a emissora só foi divulgar No Rancho Fundo apenas 15 dias antes da estreia.
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Mudança de estratégia
No entanto, a Globo parece ter mudado de estratégia com a sua próxima leva de novelas. A divulgação mais pesada, que normalmente acontece faltando apenas um mês para a estreia, agora está acontecendo com mais de três meses de antecedência.
Mania de Você, que estreia em 9 de setembro no lugar de Renascer, já está sendo promovida pelo canal carioca desde o fim de maio. O mesmo acontece com Volta por Cima, substituta de Família é Tudo no horário das sete que estreia em 30 de setembro.
Até mesmo Garota do Momento, que estreia somente no dia 4 de novembro, já começou a ser promovida na programação da emissora. A substituta de No Rancho Fundo já teve Maisa Silva confirmada no elenco – com direito a café da manhã no Mais Você – e parte de sua trama divulgada.
Reestruturação
Curiosamente, essa mudança de estratégia acontece justamente no momento em que a Globo promoveu uma alteração nos bastidores. No início de junho, a rede anunciou uma reestruturação na área de Programação da TV Globo.
No comunicado de Amauri Soares, diretor executivo da TV Globo e dos Estúdios Globo, foi anunciado um desmembramento do departamento de Marketing, que passou a ser independente e não mais subordinado à Diretoria de Programação.
A escolhida para liderar o setor de Marketing foi Samantha Almeida. Essa área ficou responsável por consolidar as atividades de estratégia de marketing, comunicação de produto, calendário de eventos, estratégia digital da TV Globo, além de estar à frente das ativações do calendário de celebração dos 60 anos da emissora.
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Samantha passou a trabalhar ao lado de Leonora Bardini, diretora de Programação; de Gabriel Jacome, diretor de Gestão de Conteúdo; de Chico Leão, diretor de Promoções; de Lauro Teixeira, diretor de Inteligência de Mercado; de Patrícia Rego, diretora de Afiliadas; e de Maximiliano Oliveira, diretor de Canais Regionais.
“A área de marketing da emissora, até aqui parte da Direção de Programação, passa a ser uma Diretoria independente. A Diretoria de Marketing da TV Globo consolidará as atividades de estratégia de marketing, comunicação de produto, estratégia digital TV Globo e calendário de eventos”, disse Amauri Soares em comunicado interno.
“Além disso, a área consolidará os perfis dos conteúdos da grade da TV Globo e vai liderar a frente de comunicação e ativações do calendário de celebração dos 60 Anos da TV Globo, no ano que vem. Para liderar a nova Diretoria eu convidei Samantha Almeida”, anunciou o chefão da Globo.
Samantha Almeida está na Globo desde 2021 e começou como Diretora de Criação. Em 2022, passou a ser Diretora de Inovação e Diversidade em Conteúdo, sendo nomeada como Diretora de Marketing neste ano.
Pelo menos por enquanto, a mudança na Globo se mostrou acertada com a maior divulgação de suas novelas, algo que estava devendo.