André Santana

Celso Portiolli pode sair do ar do SBT em breve. Ao menos, foi o que o apresentador deixou no ar, durante uma entrevista a Carlos Alberto de Nóbrega no podcast O Pod É Nosso. O dono do Domingo Legal revelou que seu contrato com o canal de Silvio Santos está prestes a expirar, e que ele pensa em tirar um ano sabático.

Na verdade, a ideia de Celso não é se afastar da TV tão cedo. De acordo com o animador, sua vontade era tirar um ano para viver fora do país e estudar, mas que pensava em fazer isso apenas em 2026. “Pois é, mas meu ‘contratinho’ em três meses acaba”, completou ele, deixando no ar que, de repente, este plano pode ser antecipado.

Apesar da declaração de Celso, é bem possível que seu contrato seja renovado, já que o apresentador goza de prestígio dentro do SBT. Seu programa tem audiência satisfatória e é um sucesso comercial. Ou seja, Celso só sai do ar agora se quiser.

Além disso, na mesma entrevista, ele disse que não pensa em parar de trabalhar. Segundo Celso, ele ainda não construiu o necessário para se aposentar, e pensa em seguir trabalhando para oferecer mais qualidade de vida aos filhos.

Quem fica com a vaga de Celso?

Celso Portiolli no Passa ou Repassa com Ratinho e Carlos Alberto de Nóbrega

Entretanto, 2026 está logo ali. Ou seja, Celso Portiolli pode querer viver seu ano sabático daqui uns meses, quando seu “contratinho” será encerrado, ou daqui quatro anos. Caso seu plano se torne realidade, o SBT terá um probleminha para resolver: quem irá substituir Celso Portiolli no Domingo Legal?

Muito antes de Ana Furtado ser considerada a substituta oficial dos programas da Globo, Celso Portiolli já ostentava rótulo semelhante nos domínios de Silvio Santos. Afinal, Celso começou como apresentador do SBT justamente como substituto e, atualmente, comanda um programa no qual substituiu o primeiro titular.

Celso Portiolli teve sua primeira chance como animador no SBT em 1996, quando assumiu o Passa ou Repassa que, na época, era exibido diariamente, nos finais de tarde. Celso entrou na vaga de Angélica, que comandava o game show, e deixou a emissora para se transferir para a Globo.

Depois disso, Celso também substituiu Silvio Santos no Xaveco (que anteriormente era chamado de Se Rolar Rolou), e até mesmo Adriane Galisteu no Charme. Por fim, o apresentador conquistou a vaga de Gugu Liberato no Domingo Legal, na ocasião em que o pupilo de Silvio Santos assinou com a Record.

Domingo Legal

Celso Portiolli

Em mais de dez anos à frente do Domingo Legal, Celso Portiolli conseguiu deixar o dominical com a sua cara, apostando fundo em game shows. Com isso, ele soube manter a relevância da marca, além de se colocar, também, como um bom vendedor.

Ou seja, Domingo Legal é uma parte importante da programação do SBT. Caso a atração perca Celso Portiolli, não há um outro Celso pronto para substituí-lo. A emissora terá que buscar um nome que se enquadre na proposta da atração, além de ter apelo comercial. Não é tarefa fácil.

Até pouco tempo atrás, o nome mais óbvio seria o de Patrícia Abravanel. A filha número quatro de Silvio Santos é sempre a preferida do pai para tapar buracos na emissora. No entanto, Patrícia parece cada vez mais envolvida no Programa Silvio Santos e, mesmo que o pai retorne, ela deve seguir dividindo a atração com ele.

Apostas

Otaviano Costa

Sendo assim, a emissora pode se ver obrigada a apostar numa novidade. Vale lembrar que Dony de Nuccio segue no canal, onde vai comandar a nova temporada do Bake Off Brasil – A Cereja do Bolo. O ex-Globo nunca escondeu que adoraria se aventurar como animador. Quem sabe não é a hora?

No entanto, caso opte por alguém mais experiente, o SBT pode recorrer a Otaviano Costa. O apresentador está sem contrato com a emissora, após o encerramento do Cozinhe se Puder, mas ele já declarou que adoraria voltar a comandar um auditório. Com anos de estrada e boa aceitação comercial, Otaviano já tem um DNA de animador e combina com a atual proposta do Domingo Legal.

Por fim, a emissora pode ir ao mercado e surpreender com uma nova contratação. Em tempos de inércia, um novo nome no cast poderia ser um chacoalhão e tanto no canal. Porém, isso tudo só acontecerá se Celso realmente sair em seu sonhado ano sabático.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor