A presença cada vez maior de influenciadores digitais no elenco das novelas da Globo tem dividido opiniões. O ator Armando Babaioff, em participação num programa de TV, detonou a valorização de “seguidores” no mercado. Depois, foi a vez do ator Milhem Cortaz ironizar a presença de Rafa Kalimann em Família é Tudo.

Rafa Kalimann como Jéssica em Família é Tudo
Rafa Kalimann como Jéssica em Família é Tudo

O ator João Vicente de Castro, por sua vez, saiu em defesa da intérprete de Jéssica da novela das sete. Há quem defenda que muitos atores estrearam desacreditados, como Grazi Massafera, mas conseguiram se consolidar na profissão.

Porém, em meio a este debate está a Globo, que parece cada vez mais interessada em surfar na popularidade dos influencers na web para elevar a repercussão de suas novelas. Neste contexto, está claro que a estratégia não funciona, ou Família é Tudo e Travessia (2022) seriam grandes sucessos…

Milhões de seguidores

Intérprete de Maya em Família é Tudo, Sabrina Petraglia revelou recentemente que perdeu trabalhos por não ter muitos seguidores nas redes sociais. Um discurso que já foi adotado por outros atores e atrizes da televisão brasileira.

Enquanto isso, a Globo vem demonstrando interesse em contar com pessoas influentes na web no elenco de suas novelas. Tudo começou quando Jade Picon foi escalada para viver uma das personagens principais de Travessia.

A novela não emplacou e Jade foi muito criticada por sua atuação na trama de Gloria Perez. Ainda assim, a emissora não jogou a toalha e escalou Rafa Kalimann para viver a vilã Jéssica em Família é Tudo. Assim como Jade, Rafa acumula críticas na web.

Repercussão?

Travessia - Jade Picon
Jade Picon como Chiara em Travessia (Reprodução / Globo)

Com suas novelas repercutindo cada vez menos dentre o público jovem e engajado da internet, a Globo recorre a personagens influentes nas redes para tentar despertar a atenção destes espectadores. Mas, considerando as experiências realizadas, a estratégia tem se revelado equivocada.

Tendo Jade Picon no elenco principal, Travessia foi um dos maiores fiascos da história das novelas das nove. Já Família é Tudo, que conta com Rafa Kalimann, não é nenhum estouro de audiência, embora não seja um fracasso retumbante.

Não que o fraco desempenho seja culpa das intérpretes, longe disso. Mas é fato que a presença de uma personalidade com muitos seguidores nas redes sociais não é garantia de audiência. Os “milhões de seguidores” não se convertem em números no Kantar Ibope.

Com a palavra, Silvio de Abreu

Sobre isso, o autor Silvio de Abreu fez uma análise bastante acertada durante sua entrevista ao podcast Vem Pod Chegar, de José Armando Vannucci e Jorge Bin. Ele usou a performance da novela Deus Salve o Rei (2018) para justificar seu ponto de vista.

“Essa novela [Deus Salve o Rei] provou que não é verdade que quando você põe gente que tem muitos fãs, seguidores, dá certo, porque tinha [Marina] Ruy Barbosa e [Bruna] Marquezine, com 40 milhões de seguidores. Ninguém quis ver a novela”, cravou o ex-diretor de teledramaturgia da Globo.

Diante disso, cabe à Globo rever a estratégia de contar com influencers em suas novelas. Por enquanto, a prática só tem alcançado repercussão negativa. A não ser que a intenção seja “falem mal, mas falem de mim…”.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor