Com a despedida de Galvão Bueno, que deixará de ser locutor esportivo na Globo logo depois da Copa do Mundo, a emissora abre mão de mais um medalhão. Galvão, assim como Faustão (que mudou de canal) ou Léo Batista (que se aposentou), é um nome que se confunde com a própria história da emissora. Ou seja, será estranho não tê-lo mais a frente de transmissões esportivas.

Serginho Groisman Altas Horas

Todo este movimento demonstra que a emissora vem buscando uma ampla renovação de seus valores. Com isso, é bem possível que os veteranos que ainda seguem no ar possam trilhar o caminho de Galvão e diminuir o ritmo de trabalho nos próximos anos.

É o caso de Ana Maria Braga e Serginho Groisman. São dois apresentadores que tocam programas já clássicos da emissora e que se mantêm no ar há mais de 20 anos. Sendo assim, a conclusão mais óbvia é que, em algum momento, a Globo decida reduzir o espaço de ambos na grade.

Estratégia

O jornalista Jeff Benício, que assina o blog Sala de TV do portal Terra, cantou essa bola recentemente. De acordo com o colunista, a emissora já estaria, discretamente, trabalhando numa nova reformulação de grade que afetaria os dois veteranos apresentadores.

A ideia do canal seria fazer uma transição gradual, para que não aconteçam despedidas abruptas, como no caso de Faustão. No ano passado, o animador foi afastado do seu Domingão com a Dança dos Famosos em andamento, alterando os planos da emissora de fazer uma grande despedida do apresentador ao longo de 2021.

Neste contexto, a transição de Ana Maria Braga aconteceria sem grandes traumas. A emissora estaria planejando oferecer a ela um programa semanal, já que está satisfeita com os bons resultados comerciais do Mais Você. Uma das ideias, inclusive, seria inverter o Mais Você e o É de Casa: enquanto Ana iria para as manhãs de sábado, o programa de Maria Beltrão ganharia espaço na grade diária.

Quanto a Serginho Groisman, o fato de a Globo ter nomeado Adriano Ricco para dividir a direção-geral do Altas Horas com o apresentador foi visto como o primeiro passo para uma mudança. A emissora nega, mas há quem acredite que o programa das noites de sábado não deve escapar de modificações. Será?

Renovação de cast

Maria Beltrão

Por enquanto, tudo não passa de especulação. Mas uma coisa é certa: as mais recentes movimentações na programação da Globo indicam que a emissora está buscando uma renovação em seu cast. Ao apostar em nomes como Maria Beltrão (foto acima), Patrícia Poeta, Manoel Soares, Rita Batista e companhia, o canal está claramente buscando formar novos comunicadores.

A estratégia faz sentido. No ano passado, a emissora demorou para definir o sucessor de Luciano Huck aos sábados. Além disso, também foi surpreendida com a decisão de Tiago Leifert, que deixou o canal no auge. Fica claro, portanto, que a Globo não quer ser pega desprevenida. A emissora está formando um time forte, capaz de assumir novas funções caso existam outras baixas inesperadas.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor