No dia 18 de agosto deste ano, Fausto Silva se despediu da Band e da TV aberta. Depois de quase dois anos na emissora do Morumbi, ele teve a oportunidade de dar o seu adeus.

Fausto Silva no Domingão do Faustão
Fausto Silva no Domingão do Faustão (reprodução/Globo)

Essa chance ele não teve na Globo, quando saiu da emissora em junho de 2021 após ter assinado com a Band. O último programa sob o seu comando teve momentos de apreensão e um grande susto.

[anuncio_1]

O fim da parceria

Domingão do Faustão - Fausto Silva e Natacha Horana
Fausto Silva e Natacha Horana no Domingão do Faustão (Reprodução / Globo)

Em janeiro de 2021, a Globo anunciou que aquele seria o último ano do Domingão do Faustão, e que a atração teria quadros especiais, como uma forma de homenagear os mais de 30 anos do apresentador na emissora.

Um dos quadros era a Super Dança dos Famosos, em que vencedores de outras edições competiriam entre si. Fausto seguia à frente da atração quando comunicou, em maio, que tinha assinado com a Band, com estreia marcada para 2022.

Leia também: Neto ficou devastado após morte do irmão: “Foi um guerreiro”

Tanto o animador quanto a Globo se estranharam por ele ter anunciado sua volta à antiga emissora, ainda como titular do Domingão. Mesmo com o mal estar, ele continuou gravando o programa.

[anuncio_2]

Um grande susto

Faustão na Dança dos Famosos (reprodução/Globo)

Na última vez que Faustão gravou na Globo, a equipe tomou um grande susto – o apresentador tropeçou no palco e caiu de cara no chão enquanto apresentava a Dança dos Famosos.

Segundo matéria do Notícias da TV, o júri, que era composto por Miguel Falabella, Sandra Annenberg e Alexandra Martins, se assustou com a cena e tentou ajudar Faustão. Porém, a produção do programa correu até ele, que mostrou que estava tudo bem, mas reclamando da dor da queda.

A gravação foi suspensa e Fausto foi atendido no ambulatório da emissora. As testemunhas do fato, além de convidados e da equipe, eram os espectadores que faziam parte do auditório virtual, uma solução da Globo para conter o avanço da Covid-19.

[anuncio_3]

Sem adeus

Domingão do Faustão - Fausto Silva e Tiago Leifert
Fausto Silva e Tiago Leifert no Domingão do Faustão (Reprodução / Globo)

Segundo relatos de algumas pessoas, as câmeras pararam de focalizar o estúdio, e ficaram voltadas apenas para a banca de jurados. Só foi possível ouvir os gritos de preocupação de todos que estavam no palco.

Tempo depois, ele voltou a comandar o programa, afirmando que estava tudo bem e fez piadas com o ocorrido, que não foram colocadas no ar.

No dia 10 de junho daquele ano, Faustão foi internado por conta de uma infecção urinária. Pela primeira vez ele deixou de gravar o Domingão e deixou o programa nas mãos de Tiago Leifert. No dia 13 de junho, ia ao ar a última edição do Domingão do Faustão, sem o apresentador.

A Globo decidiu colocar um ponto final no programa, dispensando Fausto Silva e deixando Tiago Leifert no comando da Super Dança dos Famosos até Luciano Huck assumir os domingos.

O público se revoltou com a forma que o Domingão do Faustão saiu do ar, sem uma despedida do apresentador. Ele só voltaria ao vídeo no dia 1 de janeiro de 2022, bem na virada do ano.

Emoção na sua televisão

Faustão na Band - Anne Lottermann, Fausto Silva e João Guilherme
Anne Lottermann, Faustão e João Guilherme (Rodrigo Moraes / Band)

O Faustão na Band não deu certo – exibido de segunda a sexta, o gasto era imenso, o retorno era pouco e a audiência era pífia. Em comum acordo, apresentador e emissora acertaram o fim da atração.

No dia 18 de agosto, ao lado do filho João Guilherme, ele apresentou sua filha mais velha, Lara, que começa sua carreira na música. A atração foi emocionante, com lágrimas e gratidão.

Ao se despedir de seu público, Faustão olhou pra câmera e disse sua velha frase: “muito obrigado pela audiência e pela paciência”.

Atualmente, o apresentador enfrenta problemas de saúde. Com insuficiência cardíaca, ele aguarda na fila para um transplante de coração.

Compartilhar.
Avatar photo

Fábio Marckezini é jornalista e apaixonado por televisão desde criança. Mantém o canal Arquivo Marckezini, no YouTube, em prol da preservação da memória do veículo. Escreve para o TV História desde 2017 Leia todos os textos do autor