Enquanto Silvio Santos se afasta cada vez mais do SBT, sua herdeira Daniela Beyruti começa a deixar sua marca na emissora. Nomeada vice-presidente do canal, a “filha número três” tem feito movimentações cautelosas, mas contundentes.

Programa Silvio Santos
Silvio Santos no comando de seu programa no SBT (Reprodução / SBT)

Recentemente, a demissão de Dudu Camargo foi atribuída à nova “chefona” da estação. Agora, o SBT atravessa as férias de Marcão do Povo, que, há quem diga, podem ser definitivas. Ou seja, Daniela tem tirado do ar os “queridinhos” de seu pai, numa aparente tentativa de qualificar a programação da emissora.

[anuncio_1]

Apostas do patrão

Primeiro Impacto - Dudu Camargo
O apresentador Dudu Camargo (Reprodução / SBT)

Silvio Santos adora uma polêmica. O empresário sabia que faria barulho ao escalar Dudu Camargo, então com 18 anos, para comandar o matinal Primeiro Impacto. E foi “melhor” do que ele esperava, já que o apresentador não chamou a atenção apenas pela pouca idade, mas também por suas atitudes controversas, diante e atrás das câmeras.

Não satisfeito, o dono do SBT também apostou suas fichas em Marcão do Povo, apresentador que havia sido demitido de outro canal após acusações de racismo por parte da cantora Ludmilla. Também ganhou uma vaga no Primeiro Impacto pela polêmica.

Porém, atualmente, o SBT vive uma nova fase. Ao ser nomeada vice-presidente da emissora, Daniela Beyruti obteve carta branca para fazer as mudanças que achar necessárias. Neste contexto, a diretora dispensou o até então intocável Dudu. Marcão, dizem, deve ser o próximo.

Leia também: Falido, narrador demitido pela Globo pede R$ 5 milhões na Justiça

Férias?

Primeiro Impacto - Marcão do Povo
O apresentador Marcão do Povo (Reprodução / SBT)

No dia 3 de julho, o Primeiro Impacto ficou menor, das 6h às 9h30. A emissora trouxe de volta o Bom Dia & Cia, a princípio apenas durante as férias de julho. O infantil vem sendo exibido entre 9h30 e 13h.

Assim, o noticioso passou a contar apenas com dois âncoras, Darlisson Dutra e Felipe Malta. A ausência de Marcão do Povo indica que ele pode seguir o mesmo caminho de Dudu e ser dispensado pelo canal.

Mas o SBT nega. A emissora avisa que Marcão está de férias e deve retornar ao Primeiro Impacto em agosto. No entanto, vale lembrar que Dudu Camargo também cumpria férias quando acabou dispensado de vez da emissora.

De acordo com comentários de bastidores, a estratégia de Daniela Beyruti é qualificar a grade do SBT. A diretora estaria disposta a apostar em conteúdos que atraiam novos anunciantes para o canal. Por isso, nomes considerados controversos estão na mira da filha de Silvio Santos. A demissão de Dudu Camargo e as “férias” de Marcão do Povo são claras demonstrações disso.

[anuncio_3]

Estratégia duvidosa

Bom Dia e Cia - Silvia Abravanel
Silvia Abravanel no Bom Dia & Cia (Divulgação / SBT)

Uma das primeiras grandes mudanças da grade do SBT sob o comando de Daniela Beyruti é o encurtamento do Primeiro Impacto, seguido da volta do Bom Dia & Cia. O infantil retornou numa temporada de férias, a princípio durante o mês de julho.

Trata-se de uma estratégia duvidosa, já que os desenhos estão longe de garantir boa audiência. Tanto que o Bom Dia foi cancelado no ano passado justamente por falta de público. Atualmente, o Sábado Animado, que nada mais é que o Bom Dia & Cia aos sábados, também amarga baixos índices.

Um levantamento do jornalista Sandro Nascimento, em seu perfil no Twitter, indica que as crianças não estão mais procurando desenhos na TV. Tanto que os canais infantis da TV paga, que lideravam o ranking do Ibope em 2013, caíram para a 16ª posição em 2023. Paralelamente, a oferta de conteúdo infantil no YouTube aumentou.

Ou seja, a volta do Bom Dia & Cia não deve agregar audiência ao SBT. Em contrapartida, ao menos contribuirá para uma melhor oferta de conteúdo na grade. Afinal, o Primeiro Impacto com sete horas de duração sempre foi exagerado, e a audiência nunca justificou tamanho espaço.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor