André Santana

Nomeada vice-presidente do SBT há alguns meses, Daniela Beyruti tem capitaneado diversas movimentações na emissora de seu pai, Silvio Santos. As mudanças, no entanto, ainda não estão refletidas na grade de programação, que segue basicamente a mesma. Mas, nos bastidores, a história é outra.

Programa Silvio Santos
Silvio Santos à frente de seu dominical (Reprodução / SBT)

Desde o início de sua gestão, Daniela já dispensou nomes “queridinhos” de seu pai, reuniu diretores, deu o sinal verde para a gravação de novos pilotos e começou a buscar novos reforços para o time do canal, incluindo nomes de peso como Cleber Machado e Regina Volpato. A expectativa é que um novo SBT entre no ar em 2024.

[anuncio_1]

Fim dos “intocáveis”

Dudu Camargo e Silvio Santos
Dudu Camargo e Silvio Santos (Reprodução / SBT)

Uma das primeiras atitudes atribuídas à Daniela Beyruti à frente do SBT foi a demissão de Dudu Camargo, apresentador do Primeiro Impacto. O rapaz era considerado “protegido” de Silvio Santos e, por isso, sua dispensa surpreendeu a todos.

Com carta branca para promover as alterações que achar necessárias na grade, a “filha número três” passou a tomar decisões no intuito de buscar uma grade mais qualificada para o SBT, capaz de aumentar o faturamento nos mais diversos horários. E Dudu, considerado uma figura controversa, acabou na mira da executiva.

Algum tempo depois, o público se surpreendeu novamente, desta vez com a dispensa de Fernando Pelegio. Diretor de planejamento artístico e de criação do SBT, o executivo, considerado “braço direito” de Silvio Santos, deixou o canal após mais de 40 anos. Oficialmente, a saída se deu em comum acordo, mas existem rumores que a decisão se deu em razão de diferenças entre ele e Daniela.

[anuncio_2]

Mudanças sensíveis

Casos de Família - Christina Rocha
Christina Rocha no Casos de Família (Reprodução / SBT)

Por enquanto, as maiores mudanças no SBT se deram nos bastidores. A grade de programação não sofreu grandes alterações, embora algumas modificações já tenham sido sentidas pelo público.

[anuncio_3]

O maior acerto aconteceu nas tardes de sábado. A volta do Cinema em Casa elevou um pouco a audiência deste dia da semana. No entanto, outras mudanças não deram tão certo, como a temporada de férias do Bom Dia & Cia e a reprise de Rebelde.

Outra decisão que afetou a grade foi o fim do Casos de Família, que se arrastava havia anos e, muitas vezes, registrava a pior audiência do SBT no dia, atrás até dos programas da madrugada. A atração de Christina Rocha deu espaço a uma reformulação do Fofocalizando, que não apresenta grandes índices de audiência, mas tem rendido bom retorno comercial.

Chris Flores no Fofocalizando
Chris Flores à frente do Fofocalizando (Reprodução / SBT)

O programa de Chris Flores (foto acima), aliás, passará por uma mudança de horário. A partir do dia 16 de outubro, a reprise de Rebelde sai do ar e o Fofocalizando passa a ir ao ar das 14h15 às 16h15. Com isso, a faixa Novelas da Tarde vai começar mais cedo e exibirá três tramas: A Gata, às 16h15, seguida de Meu Pecado às 17h20, e Um Refúgio para o Amor às 18h30.

Futuro do SBT

Mulheres - Regina Volpato
Regina Volpato no comando do Mulheres (Reprodução / Gazeta)

Apesar de parecer apático, o SBT tem feito movimentações nos bastidores que indicam que a emissora busca sair da atual crise. Uma das estratégias é reforçar o elenco do canal e lançar novas atrações, que devem entrar no ar no início de 2024.

Regina Volpato, por exemplo, já conversa com a emissora e seu nome é dado como certo no comando de um novo programa matinal, que seria uma nova versão do Vem pra Cá. Benjamin Back, que foi dispensado este ano, também já negocia seu retorno para emplacar um programa de auditório. O piloto foi gravado há alguns meses e muito bem avaliado pela direção.

Por enquanto, o maior reforço se deu no esporte, com a chegada de Cleber Machado. O locutor, além de estar à frente das partidas de futebol, também passa a comandar o Arena SBT nas noites de segunda-feira, a partir do dia 9 de outubro. Outra novidade é a estreia do game show Topa um Acordo, com Celso Portiolli, nas noites de quarta-feira.

A emissora também tem realizado pilotos de programas que podem entrar no ar no ano que vem. O Programa Livre ainda é cotado para um retorno, embora suas chances sejam remotas, de acordo com informações de bastidores. Também foi feito um piloto do Circo do Tirullipa e do game de verão Eita Lucas, com Lucas Guimarães.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor