Entre as décadas de 1970 e 2000, havia nos programas de auditório da Globo uma figura oculta, mas, ao mesmo tempo, muito presente. O sonoplasta Moacil Figueira Pinto, conhecido como My Boy, era constantemente citado por animadores como Chacrinha e Xuxa Meneghel.

Xuxa
Reprodução

O produtor musical trabalhou na Globo por mais de 30 anos, mas não conseguiu suportar sua saída da emissora. Deprimido, ele tentou se matar e culpou a empresa por sua drástica atitude.

[anuncio_1]

Depressão

Moacil Figueira Pinto, o My Boy
Reprodução / Instagram

Em 2012, My Boy enfrentava uma profunda depressão. O sonoplasta, então, enviou um email a diretores e funcionários da emissora avisando que estava desistindo da vida.

Na carta, que foi publicada pela jornalista Fabíola Reipert em seu blog no R7, em 4 de julho de 2012, ele revela toda a sua mágoa com a emissora por tê-lo afastado de suas funções. Sem citar nomes, My Boy criticou diretores que o teriam aposentado por conta de sua idade.

“Hoje por um erro de alguns diretores com mais de 66 e 75 anos de idade, eles estão afastando quem tem 60 anos de idade da empresa como se com 60 anos um ser humano perdesse o conhecimento aprendido durante toda a sua vida profissional”, lamentou, no email.

“E como pode eles que já passam dos 60 e chegando à casa dos 80 podem dirigir esta empresa e chutar um profissional de qualquer maneira sem o mínimo de carinho e humanidade? Estou sofrendo há muito tempo e lutando contra uma forte depressão ‘criada pela Globo Participação’ Rede Globo – Rio e com muitos traumas de tratamento Psiquiatras (sic), Psicológicos, Hepatite C e problemas com a visão”, continuou.

Despedida

Chacrinha
Reprodução

Ainda em seu longo relato, My Boy revelou que havia três anos que ele não conseguia mais viver direito. Ele confessou que vinha sofrendo em silêncio, já que preferiu não contar à família tudo o que estava sentindo. O sonoplasta de Chacrinha (foto acima) também contou que estava com dívidas e já não suportava as cobranças.

“Gente, comecei trabalhar com 14 anos de idade, sofri muito e tudo que eu conseguia era para fazer outras pessoas felizes pela minha ignorância total de uma criação que eu não tive, e por conta disso, estas pessoas nunca deram o real valor ao grande sacrifício do meu suor. Hoje não posso reclamar e apenas assumir para mim mesmo que fracassei”, relatou.

Após enviar o email de despedida, My Boy ingeriu uma grande quantidade de veneno para rato, chamado de “chumbinho”. Ele foi internado no Hospital Rio Mar, no Rio de Janeiro, em coma induzido.

Carreira

Xou da Xuxa
Divulgação / Globo

Natural do Maranhão, My Boy foi morar no Rio de Janeiro aos 14 anos. Inicialmente, ele entregava jornais em repartições públicas, mas logo passou a trabalhar na TV, nos programas de Flavio Cavalcanti e J. Silvestre na TV Tupi.

Foi na emissora pioneira que surgiu o apelido My Boy. Durante uma apresentação, o cantor estadunidense Johnny Mathis se referiu a Moacil como “my boy” com o microfone ligado, o que irritou o sonoplasta. O apelido acabou “pegando”. Nos anos 1970, passou a trabalhar na Globo.

Foi o apelido que o tornou famoso na TV. Vários apresentadores falavam com ele no ar durante seus programas, como Chacrinha, Luciano Huck e Ana Maria Braga. Mas, sem dúvidas, a artista que deixou o sonoplasta ainda mais popular foi Xuxa, que sempre o chamava em seus programas Xou da Xuxa (foto acima), Xuxa Hits e Planeta Xuxa.

My Boy faleceu no dia 8 de junho de 2016, aos 64 anos, após quatro anos internado no hospital Quinta D’Or, no Rio de Janeiro. Seu plano de saúde foi pago pela Globo. A causa da morte não foi divulgada.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor