Silvio Santos sofreu uma proibição na Justiça. O apresentador e dono do SBT não poderá ter seu nome vinculado a um local público.

Programa Silvio Santos
Silvio Santos no comando de seu programa no SBT (Reprodução / SBT)

A ideia era que Silvio fosse homenageado com o seu nome atribuído a um viaduto próximo das instalações de sua emissora, em São Paulo.

Contudo, um veto da lei fez com que tal possibilidade fosse descartada.

[anuncio_1]

Proibição

Programa Silvio Santos - Patricia Abravanel e Silvia Abravanel
Silvio Santos entre as filhas Silvia e Patricia Abravanel (Divulgação / SBT)

Desde 2016, ficou estritamente proibido dar nome de pessoas vivas às vias públicas ou logradouros. Antes, isso era permitido desde que o homenageado tivesse mais de 65 anos.

O MPSP (Ministério Público Estadual de São Paulo) fala em “moralidade administrativa”, considerando a Lei Estadual Nº 14.579/11, que visava a homenagem, como inconstitucional.

Após ação proposta pela Procuradoria-Geral do Estado, a via não poderá mais ter o nome de Silvio Santos.

Propaganda subliminar

Programa Silvio Santos
Programa Silvio Santos, no SBT (Reprodução / SBT)

De acordo com o portal Metrópoles, a relatora do caso considerou que o ato de batizar vias com nomes de indivíduos vivos configura como propaganda.

“Inelutável que a atribuição de nome de pessoa viva a patrimônio público [complexo viário] gera benefícios de ordem pessoal ao homenageado, evidenciando a contrariedade à moral jurídica da finalidade buscada pelo administrador e instrumentalizada no ato normativo que deu a denominação à mencionada via pública”, afirmou Marcia Dalla Déa Barone.

[anuncio_3]

Como surgiu a ideia de dar o nome de Silvio Santos ao viaduto?

Júlia Horta e outras misses no Programa Silvio Santos
Silvio Santos no comando de seu dominical (Divulgação / SBT)

A ideia de batizar o viaduto com o nome de Silvio Santos foi considerada pelo fato do local em questão ser bastante próximo do SBT – cerca de 3km.

A via é localizada na Rodovia Anhanguera, mais especificamente no km 23, praticamente sinônimo da emissora do homem do Baú.

O CDT (Centro de Televisão) continuará sendo a única referência do rei dos domingos na região.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor