Terra e Paixão só vai terminar em janeiro de 2024, mas, desde já, a direção da Globo tem quebrado a cabeça para definir sua sucessora no horário nobre. Até aqui, o remake de Renascer (1993) está confirmado para entrar na vaga da novela de Walcyr Carrasco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, uma reviravolta pode acontecer na faixa das 21h do canal dos Marinho. O Grande Golpe, novela de Ricardo Linhares e Maria Helena Nascimento que vem sendo constantemente protelada, pode finalmente sair do papel e “furar a fila” das próximas produções do horário.
Falta de organização
Divulgação / Globo
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As constantes mudanças de trocas de comando na Globo afetou bastante a fila das novelas da emissora, normalmente organizadas com muita antecedência. A troca de Silvio de Abreu por José Luiz Villamarim na direção de teledramaturgia, a saída de Ricardo Waddington (foto acima) e a dispensa de autores vêm prejudicando o planejamento.
A faixa das nove é a mais afetada com as constantes mudanças. A emissora demorou a confirmar o remake de Renascer como substituta de Terra e Paixão. Porém, após a confirmação, a trama de Benedito Ruy Barbosa, atualizada por Bruno Luperi, vem gerando desconfiança.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
De acordo com Flavio Ricco, colunista do R7, a direção da emissora finalmente teria percebido que escalou duas novelas de temática rural para serem exibidas em sequência. Com isso, segundo o jornalista, a Globo pode modificar o planejamento e adiar a estreia de Renascer, justamente para evitar a repetição de temáticas.
Novela rejeitada
João Miguel Júnior / Globo
A Globo ainda não tem uma fila de novelas organizada no horário das nove. Tanto que Renascer foi confirmada como substituta de Terra e Paixão (foto acima), mas a sucessora da obra de Benedito Ruy Barbosa ainda é dúvida.
Até então, a novela mais cotada para o horário é O Grande Golpe, de Ricardo Linhares e Maria Helena Nascimento. Porém, muitas dúvidas cercam o projeto, já que a trama está engatilhada há tempos, mas encontra dificuldades em sair do papel.
A “promoção” de Maria Helena Nascimento ao horário nobre se deu ainda na gestão de Silvio de Abreu. A autora da festejada Rock Story (2016) foi escalada para a faixa pelo ex-diretor de teledramaturgia e apresentou a sinopse de Roda da Fortuna. No entanto, a trama não foi aprovada e, com isso, Maria Helena se uniu a Ricardo Linhares em O Grande Golpe, essa sim aprovada.
Mas, mesmo com o aval do departamento de dramaturgia, O Grande Golpe vinha sofrendo com uma espécie de “rejeição” dentro da Globo, já que nunca foi dado o sinal verde para que ela entrasse em produção. Em abril deste ano, o portal Notícias da TV informou que a direção da emissora pediu para que os autores reescrevessem os primeiros capítulos.
A grande chance
Renato Rocha Miranda / Globo
Segundo o NTV, O Grande Golpe de Ricardo Linhares (foto acima) e Maria Helena Nascimento foi bem avaliada pela direção da Globo. Porém, foi solicitado aos autores que fizessem algumas modificações, no intuito de deixar a trama mais popular. A ideia é aumentar a identificação do público com a novela.
Assim, ao que tudo indica, desta vez O Grande Golpe deve sair do papel. E mais: a trama pode ser a “bola da vez” para evitar a repetição de temas no horário nobre da Globo. Ou seja, a novela pode ser antecipada para substituir Terra e Paixão. Neste caso, Renascer estrearia apenas no segundo semestre de 2024.
A inversão ainda não é oficial, mas, de acordo com informações de bastidores, tem chances reais de acontecer. E vale lembrar que mudanças como esta, feitas “em cima do laço”, não chegam a ser uma novidade na Globo. Basta lembrar que, no ano passado, Todas as Flores já estava certa como substituta de Pantanal (2022) quando acabou sendo levada para o Globoplay, adiantando a estreia de Travessia.