André Santana

Com tantos problemas que envolveram Travessia ao longo de sua exibição – sobretudo a falta de uma história consistente, que acabou afugentando o público e derrubando a audiência -, Gloria Perez acabou perdendo a mão justamente com sua protagonista, Brisa (Lucy Alves, foto abaixo).

Lucy Alves em Travessia

Como a mocinha não caiu nas graças do público, já que não se mostrou muito esperta no começo do enredo, a autora acabou jogando a jovem para escanteio e apostando em Ari (Chay Suede). Com isso, Brisa foi “esquecida”, mesmo com sua história tendo várias pontas soltas.

Para amarrar tudo o que ainda precisa resolver na vida de sua protagonista, a autora terá que correr – e muito! Tanto que a trama que envolve Brisa só será desenrolada na última semana da novela das nove da Globo.

[anuncio_1]

Sem conflito

Como Travessia não foi bem aceita pelo público no início, Gloria Perez promoveu mudanças em seu enredo. Uma das principais modificações se deu justamente com Brisa, que, a princípio, ainda reataria com Ari após reencontrá-lo no Rio de Janeiro. Seu envolvimento com Oto (Romulo Estrela) só aconteceria bem depois.

Mas a história de Brisa não convenceu o público. A única coisa que pareceu funcionar, inicialmente, foi a tensão sexual entre ela e Oto. Por isso, a autora antecipou os planos e tratou de juntá-los logo.

Esta união, porém, não foi suficiente para segurar a atenção do espectador. Brisa e Oto protagonizaram cenas quentes de paixão. Mas faltou um conflito aí. Com isso, a autora deu um jeito de separá-los e colocou Bia (Clara Buarque) para formar um novo triângulo amoroso. E foi assim que o romance principal entrou em banho-maria, já que estava bem claro, que, em algum momento, Brisa e Oto voltariam às boas.

Final corrido

Travessia - Chay Suede
Reprodução / Globo

Foi assim que Brisa voltou a ser coadjuvante de sua história. Enquanto Ari ascendia e se tornava o centro de Travessia, Brisa se envolveu em questões sem importância. Ela ficou tão de lado que Gloria Perez demorou para desenvolver um dos principais conflitos da trama.

Desde o início, sabia-se que a jovem tinha uma condição genética rara, o quimerismo, e que um exame de DNA indicaria que ela não era a mãe de Tonho (Vicente Alvite). Com isso, a fake news que a acusava de ser sequestradora de crianças voltaria à tona e ela seria acusada de sequestro.

Tudo isso vem acontecendo nos mais recentes capítulos de Travessia. Mas demorou demais. Brisa ficou capítulos a fio em stand-by, esperando que, em algum momento, Gloria Perez se lembrasse de retomar sua história. E isso só aconteceu agora, na reta final.

Ao apagar das luzes

Vicente Alvite
Reprodução Globo

A demora no desenvolvimento do conflito de Brisa vai se refletir na reta final de Travessia. À esta altura da trama, a mocinha ainda tem muito o que resolver: ela precisa provar sua inocência, descobrir sua condição genética, reaver a guarda de Tonho e voltar às boas com Oto.

De acordo com o portal Notícias da TV, tudo isso só vai acontecer na última semana da novela. Brisa e Oto se reconciliarão apenas no capítulo do dia 29 de abril, um sábado. Assim, a mocinha entra na última semana da novela encarando uma maratona de acontecimentos.

Serão apenas mais cinco capítulos para que Brisa engravide de Oto. Será essa gravidez que levará à descoberta do quimerismo da protagonista. E é Bia quem se atentará à condição da ex-rival e desvendará o mistério. A partir daí, ela conseguirá recuperar Tonho e viverá feliz ao lado de seu grande amor.

Tudo deve ser muito corrido, já que, além de Brisa, Gloria Perez precisará fechar as tramas de Ari, Guerra (Humberto Martins), Guida (Alessandra Negrini), Moretti (Rodrigo Lombardi), Chiara (Jade Picon) e cia. Será que vai dar tempo?

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor