Neste mês de março, o SBT fará uma grande transformação em sua grade de programação. Aos sábados, por exemplo, o canal vai lançar vários novos programas, como Luccas Toon, Circo do Tiru e Sabadou com Virgínia.

Programa Raul Gil
Raul Gil no comando do programa que leva seu nome (Reprodução / SBT)

Neste novo cenário, quem se deu mal foi Raul Gil. Seu programa passará a ser exibido numa faixa local, entre meio-dia e 14h. Ou seja, o veterano terá que encarar uma espécie de rebaixamento, já que seu programa não será mais transmitido para todo o Brasil.

Mas não é a primeira vez que Raul Gil se vê numa situação complicada no SBT. Em 2016, o apresentador foi demitido por Silvio Santos, mas acabou sendo recontratado depois de dois meses.

Programa rebaixado

Programa Raul Gil - Patricia Abravanel
Patricia Abravanel no programa conduzido por Raul Gil (Divulgação / SBT)

Um dos mais tradicionais programas de auditório da televisão brasileira, o Programa Raul Gil já teve fases de prestígio por todas as emissoras onde passou. No SBT, onde está há 14 anos, a atração já ocupou toda a tarde de sábado, com cerca de cinco horas de duração.

Mas, nos últimos anos, o programa do “vovô Raul” encolheu. Atualmente, a atração é exibida das 17h30 às 19h45 dos sábados. Ou seja, já perdeu mais da metade de sua duração inicial.

A partir do dia 16 de março, haverá nova mudança. O Programa Raul Gil deixará de ser exibido nacionalmente e passa a ocupar um horário local, do meio-dia às 14 horas. O fato de a atração não ser mais obrigatória para a rede que forma o SBT indica uma espécie de “rebaixamento”.

Demissão

A situação não é das melhores, mas Raul Gil já passou por situações piores no SBT. Em 2016, ele chegou a ser demitido por Silvio Santos. Na época, o dono da emissora decretou os últimos dias do Programa Raul Gil e determinou a criação de uma nova atração com Celso Portiolli para substituí-lo em 2017.

Em entrevista ao Programa do Porchat, na Record, Raul Gil relembrou que a demissão veio depois que ele afirmou, nos bastidores, que o Grupo Silvio Santos lhe devia dinheiro por merchans que ele realizava na atração – o Programa Raul Gil é produzido em sociedade, e Raul divide custos e lucros com o SBT.

“Mas com as propagandas do Baú da Felicidade, do hotel [Jequitimar], Jequiti, eu deveria ganhar uns R$ 200 mil a mais”, explicou o apresentador a Fábio Porchat, em julho de 2017.

Porém, a reclamação teria chegado aos ouvidos de Silvio Santos, que chamou Raul Gil para uma conversa.

“Era um sábado, estava passando meu programa. Ele sentou e falou: ‘Eu vou tirar você do ar. Está reclamando muito’. ‘Mas eu não tô reclamando, Silvio’. ‘Me falaram que você está reclamando porque não recebe da Jequiti’. Pronto, eu já sabia quem tinha falado”, disse.

“Eu bati na mão dele, dois velhinhos amigos desde 1961, e falei: ‘Silvio, a Jequiti, o Carnê da Felicidade, isso é tudo seu. Se você está me dispensando, tudo bem’. ‘Você vai pra Record?’, ele perguntou. ‘Não, a Record não me quer, eu sou velho demais’. ‘Vai pra RedeTV!, então?’. ‘Eu não vou pra canto nenhum, vou parar, não preciso mais ganhar dinheiro'”, relembrou o veterano.

Recontratado

Silvio Santos
Silvio Santos (reprodução/SBT)

No mesmo programa, Raul Gil comentou que cerca de duas semanas depois da conversa com Silvio Santos, foi chamado para assinar a rescisão de seu contrato com o SBT. Raul disse que o acordo era que seu programa ficasse no ar até dezembro de 2016, e que depois a grade seria preenchida por filmes até a estreia de Celso Portiolli.

Porém, Raul lembrou ainda que se ofereceu para permanecer no ar até a estreia da nova atração. Até que, em janeiro de 2017, recebeu uma ligação o chamando para assinar um novo contrato, por determinação de Silvio Santos. Com isso, o Programa Raul Gil seguiu no ar e Portiolli permaneceu aos domingos.

Desde então, o comentário nos bastidores é que Silvio Santos teria garantido a permanência de Raul Gil no SBT até quando ele quisesse. Provavelmente, é esse o motivo do “rebaixamento”: como o programa já não tem o mesmo prestígio de antes, mas não pode ser simplesmente cancelado, foi encaixado numa faixa de concorrência menor – e local.

Outro lado

Raul Gil e seu filho, o diretor Raul Gil Jr.
Raul Gil e seu filho, o diretor Raul Gil Jr.

Apesar de a mudança indicar falta de prestígio, Raul Gil Jr, filho do animador e diretor do programa do pai, garante que não se sentiu rebaixado.

“A Daniela [Beiruty, atual vice-presidente do SBT]  é muito gentil, sempre nos procura para conversar e é muito aberta a falar sobre as novidades. Fico feliz com a abertura que ela nos dá”, disse o diretor ao site Observatório da TV.

“Nosso programa tem a tradição das tardes de sábado e o público familiar está nesse [novo] horário e com certeza vai seguir acompanhando”, valorizou.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor