Responsável por alguns dos principais sucessos da “era de ouro” das novelas da Record, Cristianne Fridman pode ser o próximo reforço da Globo. A autora de Vidas em Jogo (2011, com Lucinha Lins, foto abaixo), atualmente em reprise no horário nobre, entregou o argumento de um novo folhetim para a líder de audiência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cristianne foi dispensada recentemente pela Record, que entregou a produção de suas tramas para a Igreja Universal do Reino de Deus. Assim, ela segue os mesmos passos de alguns de seus ex-colegas de emissora. Vivian de Oliveira é outra novelista que tenta emplacar um projeto na Globo. Gustavo Reiz já conseguiu.
Projeto
Segundo informações de Patrícia Kogut, colunista de O Globo, Cristianne Fridman entregou à direção da Globo apenas o argumento de uma novela. Ou seja, trata-se de um resumo da trama principal, e não de uma sinopse completa. Ela aguarda a análise da direção de teledramaturgia do canal para seguir com seu projeto.
Caso a ideia vá adiante, Cristianne voltará à sua antiga casa. A autora já trabalhou na Globo, como parte da equipe de roteiristas do programa Gente Inocente (2000) e como colaboradora de Malhação 2001 e Malhação 2003. Ela também esteve com Emanuel Jacobina em Coração de Estudante (2002).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
No entanto, seu primeiro folhetim foi no SBT. Fridman assinou, ao lado de Yoya Wursch, a novela Dona Anja (1996), dirigida por Roberto Talma e estrelada por Lucélia Santos.
Ela chegou à Record em 2005, colaborando com Marcílio Moraes em Essas Mulheres. Em seguida, emplacou inúmeras produções, como Bicho do Mato (2006), Chamas da Vida (2008), Vitória (2014), Jezabel (2019), Topíssima (2019) e Amor sem Igual (2019).
Na luta
Cristianne Fridman não é a única baixa na teledramaturgia da Record. Nos últimos anos, vários autores deixaram a emissora e passaram a buscar uma recolocação no mercado audiovisual.
Uma delas é Vivian de Oliveira, autora de Os Dez Mandamentos (2015, com Denise Del Vecchio, foto acima). Após Apocalipse (2018), a roteirista deixou o canal e, desde então, vem tentando emplacar um novo projeto na Globo.
Inicialmente, ela ofereceu à emissora a sinopse de uma nova novela para às 21h, chamada de Campana Vermelha. Na ocasião, a informação era que a trama foi bem avaliada pela direção da Globo, mas, como se tratava de uma novela de época, o canal não a considerou para o horário e não achou viável encaixá-la em outra faixa.
Vivian, então, ofereceu uma segunda sinopse à Globo, com o nome de A Profecia, trama centrada numa neurocirurgiã. No entanto, ainda não há uma resposta quanto a este novo projeto.
Deu tudo certo
Já com Gustavo Reiz, a situação foi diferente. O autor de Dona Xepa (2013), Escrava Mãe (2016) e Belaventura (2017) apresentou a sinopse de Fuzuê ainda na gestão de Silvio de Abreu, que a aprovou. Com isso, o autor conseguiu ser contratado pela Globo para desenvolver a trama, que estreia no segundo semestre.
Estrelada por Giovana Cordeiro, Marina Ruy Barbosa e Nicolas Prattes, Fuzuê terá ainda as presenças de medalhões como Edson Celulari e Dira Paes. A trama gira em torno de um tesouro escondido embaixo de um grande prédio comercial, onde funciona a loja que dá nome à novela.