Gente como a gente, Cininha de Paula (na foto abaixo, com a filha Maria Maya) contou em uma entrevista ao programa Sem Frescura, do canal do YouTube Rede Rio TV, em janeiro de 2020, que ganhava muito mal quando iniciou a carreira na Globo.
Sobrinha de Chico Anysio, a diretora revelou também que o parentesco atrapalhou a carreira mais do que ajudou.
Por causa da relação familiar, muita gente julgava a também atriz como “sem talento”, atribuindo os trabalhos conquistados por ela à ligação com o humorista.
[anuncio_1]
Momento difícil
No bate-papo, Cininha de Paula relembrou o momento em que, recém-separada, pediu auxílio para custear a educação dos filhos.
“Eu ganhava muito mal. […] Fui na Assistência ao Educando, consegui bolsa de estudos para meus filhos quando me separei. [Fui] Na Prefeitura do Estado do Rio de Janeiro, cheguei lá, bati na porta e pedi: ‘Não tenho dinheiro para pagar o colégio dos meus filhos’. Mas quando tive, devolvi a bolsa”, relatou.
Cininha, cabe lembrar, é mãe de Maria Maya e Enrico Guarischi.
“Sofri muito na TV Globo. Muito. Mas aprendi muito e agradeço muito à TV Globo, porque ela me permitiu criar meus filhos”, declarou à apresentadora Fernanda Piacentini.
Altos e baixos
Mesmo com a evolução quanto ao salário, Cininha de Paula enfrentou vários perrengues dentro da emissora, devido ao parentesco com Chico Anysio, líder de humorístico como Chico Anysio Show (1982) e Escolinha do Professor Raimundo (1990).
“Eles diziam que eu era incompetente, que eu só estava ali porque era sobrinha dele. […] Eu dizia: ‘Francisco’. Chamava ele de Francisco para não misturar o parentesco. Eu ia para o camarim dele e falava tudo com ele”, rememorou.
Em 2019, Cininha encerrou a longa relação com a Globo, em meio ao processo de reestruturação pelo qual a empresa está passando há tempos.
“Não existem motivos sérios. Trata-se de um fechamento de ciclo de uma parceria de 27 anos de muitos sucessos, em que tanto eu quanto a empresa nos respeitamos e somos gratos, um ao outro. Vou me dedicar à minha carreira de cineasta e diretora de teatro e musicais e, em breve, estarei de volta à TV Globo para fazer outros projetos já em pauta como obra certa”, destacou, na ocasião.
Biografia
Cininha de Paula estreou na Globo nos anos 1970. Na década seguinte, ela passou por novelas como Final Feliz (1982) e Partido Alto (1984) – que o Globoplay resgata em abril. As minisséries Anos Rebeldes (1992) e Hilda Furacão (1998) também merecem destaque na galeria de Cininha.
A maioria dos trabalhos dela, contudo, foi atrás das câmeras. Além dos programas estrelados por Chico Anysio, a diretora passou por Você Decide (1992), Sai de Baixo (1996), Toma Lá, Dá Cá (2007) e Pé na Cova (2013).
Nas novelas, destaque para Salsa e Merengue (1996) e Cobras & Lagartos (2007) – ambas com o ex-marido Wolf Maya – e a direção-geral de Aquele Beijo (2011).