Escalada para elevar a audiência do Vale a Pena Ver de Novo, a reprise de Alma Gêmea (2005) dá sinais de que vai cumprir a missão com louvor. Bastaram poucos capítulos da história de Walcyr Carrasco no ar para a Globo esquecer de vez Paraíso Tropical (2007).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os bons resultados mostram que a emissora acertou ao se livrar de uma armadilha que vinha atrapalhando a programação. Nos últimos anos, o Vale a Pena Ver de Novo se tornou refém de reprises de novelas das nove, o que acabou prejudicando sua audiência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com Alma Gêmea, oportunamente, essa regra foi deixada de lado. Assim, de agora em diante, a emissora terá mais opções para incrementar o seu final de tarde.
Como está a audiência de Alma Gêmea na Globo?
Após estrear em baixa, Alma Gêmea começa a dar sinais de que deve repetir o sucesso de suas exibições anteriores. Na última sexta-feira (10), a trama estrelada por Priscila Fantin bateu seu recorde de audiência até então.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
De acordo com dados do Kantar Ibope Media divulgados pelo portal Notícias da TV, o capítulo em questão anotou 15,4 pontos na Grande São Paulo, melhor desempenho desde sua estreia. Para se ter uma ideia, a reprise de Paraíso Tropical só alcançou marca parecida em sua 17ª semana.
Já nesta segunda-feira (13), a trama bateu outro recorde, registrando a ótima média de 16,4 pontos. O bom resultado impulsionou No Rancho Fundo, que cravou 20 pontos no mesmo dia.
Alma Gêmea, aliás, já elevou a audiência do horário em 15%, comparando os resultados das primeiras semanas de Paraíso Tropical. Como a reprise está apenas começando, já dá para cravar que a tendência é que essa audiência cresça ainda mais.
Armadilha para si mesma
O bom resultado de Alma Gêmea mostra que a Globo foi feliz ao quebrar uma regra criada por ela mesma que acabou se tornando uma armadilha. No final de 2021, com o lançamento da faixa Edição Especial, o canal determinou que o Vale a Pena Ver de Novo seria exclusivo para tramas das 21h.
No entanto, ao determinar a regra, a emissora não deve ter considerado a falta de grandes títulos das nove para um repeteco de impacto. Foram poucas as novelas das 21h da última década que realmente valiam uma reprise.
Por isso, a emissora acabou recorrendo a novelas com mais de dez anos, como A Favorita (2008) e Paraíso Tropical. Ou a reprises de reprises, como O Clone (2001), O Rei do Gado (1996) e Mulheres Apaixonadas (2003). Enquanto isso, boas novelas das seis e sete, que poderiam render no horário, ficavam engavetadas.
Mais opções
Demorou, mas a direção da Globo finalmente percebeu que destinar repetecos das 18h e 19h para a Edição Especial estava prejudicando o Vale a Pena Ver de Novo. Até mesmo repetecos aparentemente à prova de erros, como Mulheres Apaixonadas, ficaram abaixo das expectativas.
Mas, com a volta de Alma Gêmea, abre-se espaço para que outras novelas das 18h e 19h sejam exibidas no Vale a Pena Ver de Novo. Tramas que poderiam render boa audiência no final da tarde, como Além do Tempo (2015) ou Bom Sucesso (2019), poderão retornar na faixa.
Ou seja, o sucesso de Alma Gêmea desengessou a programação da Globo, que acabou beneficiada com a queda da regra que só atrapalhou o canal. Deste modo, o Vale a Pena Ver de Novo volta a ser uma importante alavanca de audiência para o horário nobre da emissora.