Escalada para elevar a audiência do Vale a Pena Ver de Novo, a reprise de Alma Gêmea (2005) dá sinais de que vai cumprir a missão com louvor. Bastaram poucos capítulos da história de Walcyr Carrasco no ar para a Globo esquecer de vez Paraíso Tropical (2007).

Priscila Fantin como Serena em Alma Gêmea
Priscila Fantin como Serena em Alma Gêmea

Os bons resultados mostram que a emissora acertou ao se livrar de uma armadilha que vinha atrapalhando a programação. Nos últimos anos, o Vale a Pena Ver de Novo se tornou refém de reprises de novelas das nove, o que acabou prejudicando sua audiência.

Com Alma Gêmea, oportunamente, essa regra foi deixada de lado. Assim, de agora em diante, a emissora terá mais opções para incrementar o seu final de tarde.

Como está a audiência de Alma Gêmea na Globo?

Após estrear em baixa, Alma Gêmea começa a dar sinais de que deve repetir o sucesso de suas exibições anteriores. Na última sexta-feira (10), a trama estrelada por Priscila Fantin bateu seu recorde de audiência até então.

De acordo com dados do Kantar Ibope Media divulgados pelo portal Notícias da TV, o capítulo em questão anotou 15,4 pontos na Grande São Paulo, melhor desempenho desde sua estreia. Para se ter uma ideia, a reprise de Paraíso Tropical só alcançou marca parecida em sua 17ª semana.

Já nesta segunda-feira (13), a trama bateu outro recorde, registrando a ótima média de 16,4 pontos. O bom resultado impulsionou No Rancho Fundo, que cravou 20 pontos no mesmo dia.

Alma Gêmea, aliás, já elevou a audiência do horário em 15%, comparando os resultados das primeiras semanas de Paraíso Tropical. Como a reprise está apenas começando, já dá para cravar que a tendência é que essa audiência cresça ainda mais.

Armadilha para si mesma

Alessandra Negrini em Paraíso Tropical
Alessandra Negrini em Paraíso Tropical

O bom resultado de Alma Gêmea mostra que a Globo foi feliz ao quebrar uma regra criada por ela mesma que acabou se tornando uma armadilha. No final de 2021, com o lançamento da faixa Edição Especial, o canal determinou que o Vale a Pena Ver de Novo seria exclusivo para tramas das 21h.

No entanto, ao determinar a regra, a emissora não deve ter considerado a falta de grandes títulos das nove para um repeteco de impacto. Foram poucas as novelas das 21h da última década que realmente valiam uma reprise.

Por isso, a emissora acabou recorrendo a novelas com mais de dez anos, como A Favorita (2008) e Paraíso Tropical. Ou a reprises de reprises, como O Clone (2001), O Rei do Gado (1996) e Mulheres Apaixonadas (2003). Enquanto isso, boas novelas das seis e sete, que poderiam render no horário, ficavam engavetadas.

Mais opções

Demorou, mas a direção da Globo finalmente percebeu que destinar repetecos das 18h e 19h para a Edição Especial estava prejudicando o Vale a Pena Ver de Novo. Até mesmo repetecos aparentemente à prova de erros, como Mulheres Apaixonadas, ficaram abaixo das expectativas.

Mas, com a volta de Alma Gêmea, abre-se espaço para que outras novelas das 18h e 19h sejam exibidas no Vale a Pena Ver de Novo. Tramas que poderiam render boa audiência no final da tarde, como Além do Tempo (2015) ou Bom Sucesso (2019), poderão retornar na faixa.

Ou seja, o sucesso de Alma Gêmea desengessou a programação da Globo, que acabou beneficiada com a queda da regra que só atrapalhou o canal. Deste modo, o Vale a Pena Ver de Novo volta a ser uma importante alavanca de audiência para o horário nobre da emissora.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor