Após se arrepender, personagem salva a pele de Brisa em Travessia
10/04/2023 às 11h48
Em Travessia, Gloria Perez prometeu abordar os problemas causados por fake news. A ideia da autora era mostrar que muitas das notícias que circulam na internet são falsas, reforçando a importância de se buscar informações em fontes seguras. Neste contexto, a mocinha Brisa (Lucy Alves) quase foi morta após ser confundida com uma sequestradora de crianças, graças a uma fake news que viralizou nas redes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A falsa informação era, na verdade, uma montagem realizada por Rudá (Guilherme Cabral), que estava aprendendo a utilizar a ferramenta conhecida como “deep face” e escolheu o rosto de Brisa aleatoriamente para fazer uma brincadeira. Mas a situação ficou séria e quase custou a vida da mocinha.
No entanto, a tal trama durou apenas uma semana em Travessia. Após o quase linchamento de Brisa, a história ficou esquecida e Rudá praticamente não teve espaço no enredo. Só agora, na reta final da novela das nove da Globo, é que o garoto deve tomar consciência de sua responsabilidade no caso e pagar pelo que fez.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A verdade aparece
Reprodução / TV GloboApós passar meses adormecida, a trama da fake news envolvendo Brisa só será retomada na reta final da produção. De acordo com o portal Notícias da TV, Rudá finalmente vai descobrir que sua “brincadeira” quase custou a vida de uma pessoa e se entregará à polícia.
LEIA TAMBÉM:
● Fim da linha: após sucesso de Força de Mulher, Record decide acabar com Reis
● Resumo Alma Gêmea: tudo sobre o capítulo de quarta, 27 de novembro
● Quatro novelas que ficaram marcadas por brigas nos bastidores: “Queria bater nele”
Tudo começa quando Oto (Romulo Estrela, na foto acima), que está em lua de mel com Bia (Clara Buarque), pede que Rudá converse com Laís (Indira Nascimento) e descubra se uma testemunha do linchamento de Brisa no Maranhão já apareceu na delegacia.
Rudá, então, acompanha a advogada até a delegacia e conversa com a testemunha sobre a perseguição que Brisa sofreu. A testemunha conta que a mocinha quase morreu após a multidão avançar contra ela, por conta de um cartaz que a colocava como sequestradora de crianças. Neste momento, Rudá vê que se trata da montagem feita por ele e se desespera.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Crise de consciência
O filho de Guida (Alessandra Negrini) fica atordoado ao perceber que foi a montagem feita por ele que causou toda aquela confusão. Para piorar, neste momento, ele vê Brisa falando sobre tudo o que aconteceu.
“Não sei quem inventou essa história… De onde é que apareceu essa foto… Acabaram com a minha vida!”, dirá a maranhense.
Depois disso, Rudá passa por uma séria crise de consciência. Ele finalmente percebe que o que fez teve consequências graves e não consegue pensar em outra coisa. Com isso, dias depois, ele voltará à delegacia e confessará ser o autor da fake news.
“Fui eu! Foi uma brincadeira… Foi lá em Portugal, eu estava aprendendo a fazer deep fake… E a gente viu esse cartaz e ficou procurando um rosto…”, explica o garoto.
Trama esquecida
Gloria Perez (foto acima) se inspirou num caso real para criar a trama de Brisa. A autora se baseou na história de uma mulher que morreu após ser linchada publicamente. Por conta de um retrato falado postado nas redes, ela foi confundida com uma sequestradora que roubava crianças para a prática de magia e acabou falecendo após ser atacada na rua.
Em tempos em que fake news e a má utilização das redes sociais se tornaram problemas graves, a autora buscou promover um debate bastante oportuno. No entanto, Gloria não foi feliz na criação de sua trama.
Colocar o que aconteceu com Brisa na conta de um adolescente inconsequente já foi uma bola fora. A autora perdeu a chance de mostrar que fake news, na verdade, são criadas com intenções escusas, justamente para confundir a população. Não se trata de “brincadeira de criança”.
Além disso, ao “esquecer” Rudá a novela toda, Travessia reforçou que a atitude do adolescente não era tão grave assim. Tanto que a trama ficou adormecida quase a novela toda – o que é muito estranho, pois parece que a tal “fake news” só viralizou naquela praça no Maranhão. Só agora, por conta do teste de DNA de Tonho (Vicente Alvite), é que a história foi retomada.
Não rendeu
Para piorar, Rudá até perdeu espaço durante a trama. Toda a vida cheia de questões do adolescente, que se descobre assexual no decorrer da obra, acabou não sendo desenvolvida adequadamente. Sem espaço, Rudá praticamente perdeu função na novela. Virou figurante.
A falta de espaço do jovem fez com que a história da foto falsa perdesse ainda mais força. Uma das poucas vezes em que se falou sobre isso foi no começo da novela, quando Stenio (Alexandre Nero, na foto acima) age para “abafar” a atitude de Rudá. O que contribuiu para reforçar a mensagem de que o que o garoto fez não teve importância.
Só agora, na reta final, Gloria Perez se lembrou da história e deve dar algum tipo de punição a Rudá. Menos mal. No entanto, a sensação de que a autora perdeu uma ótima oportunidade para promover um debate sério e importante sobre o tema das fake news prevalece. Não é brincadeira de criança.