Após salvar Travessia, autora bota tudo a perder com final absurdo

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Travessia havia demonstrado uma boa melhora no trato da tecnologia, seu tema principal. Tramas como as que envolvem Karina (Danielle Olímpia) e Theo (Ricardo Silva) deram substância à novela e vêm prestando um serviço importante.

Reprodução / Globo

Mas Gloria Perez não seria Gloria Perez se não estivesse reservando um grande absurdo para o final de sua novela. A autora havia deixado de lado o assunto do metaverso, mas voltará a abordá-lo da pior maneira possível.

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No último capítulo de Travessia, Chiara (Jade Picon) finalmente vai descobrir a verdade sobre sua origem. E quem vai contar a ela é Débora (Grazi Massafera). No metaverso. Pois é…

Avatar

De acordo com o portal Notícias da TV, o último capítulo de Travessia vai promover o encontro entre Débora e Chiara. A jovem influencer finalmente vai descobrir que é filha de Moretti (Rodrigo Lombardi), e será a própria Débora quem fará a revelação.

Mas não, Débora não sobreviveu ao acidente. Ela também não volta como fantasma para assombrar a própria filha. Na verdade, a personagem de Grazi Massafera será transformada em um avatar que encontrará Chiara no metaverso.

Será Cidália (Cassia Kis) a responsável pelo “reencontro”. Ela pedirá que Talita (Dandara Mariana) crie um avatar de Débora no metaverso. Depois, levará Chiara até um “encontro virtual” com sua própria mãe, que faleceu há uns 20 anos. Bizarro…

Segredo revelado

Reprodução / Instagram

Com isso, Chiara ficará frente a frente com Débora no metaverso. A jovem ficará muito emocionada ao se ver diante de sua mãe biológica (que, vale repetir, já morreu).

“É você… É você a minha mãe?”, pergunta Chiara.

“Filha…”, responde Débora.

Ao ficar de frente com Débora, Chiara conclui que é filha de Moretti.

“Agora você sabe”, confirmará Débora.

No metaverso. Pois é…

Sem medo do ridículo

Gloria Perez foi bastante criticada ao criar a história envolvendo o ciúme do garçom Joel (Nando Cunha), que temia perder o emprego para o robô Haroldo. A ideia era promover uma discussão bem-humorada sobre a mão de obra humana x máquina, mas a coisa não funcionou. Faltou humor, faltou sutileza e a história soou ridícula. Tanto que foi abolida do enredo.

A tentativa de falar sobre o metaverso, que entrou em cena quando Talita sugeriu que Guerra (Humberto Martins) investisse em um shopping tecnológico, também acabou passando. Ninguém embarcou na trama a la Os Jetsons proposta pela novelista.

Enquanto isso, abordagens verdadeiramente sérias sobre a influência da tecnologia, como o vício em jogos de Theo e o estupro virtual de Karina, entraram em cena. Parecia que, finalmente, Travessia tinha conseguido falar sobre o tema sem parecer pastiche.

Sendo assim, é incompreensível que a autora tenha preferido fazer uma das principais revelações da novela de uma maneira tão abobalhada. Já é questionável deixar a resolução da origem de Chiara para o último capítulo. Mais questionável ainda é fazer esta revelação desta maneira boba. É pra levar a sério?

Como se vê, Gloria Perez não tem medo do ridículo. E pobre de quem não sabe voar…

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