André Santana

A Globo surpreendeu ao confirmar a reprise de Alma Gêmea (2005) como próxima atração do Vale a Pena Ver de Novo. A surpresa se dá porque a emissora vai quebrar uma regra imposta por ela mesma, que reservava apenas novelas das nove à tradicional faixa de reprises.

Walcyr Carrasco
Walcyr Carrasco

Com a novidade, a próxima novela das seis terá uma alavanca e tanto. Com estreia confirmada para abril, No Rancho Fundo, substituta de Elas por Elas, será beneficiada com a nova exibição do clássico de Walcyr Carrasco, que, assim, ganha uma nova missão na emissora após salvar Terra e Paixão do completo fiasco.

A saga de Serena (Priscila Fantin) servirá como alavanca para a nova história de Mário Teixeira, que resgatará personagens de Mar do Sertão (2022).

Substituta de Elas por Elas

Escrita por Mário Teixeira, No Rancho Fundo tem estreia confirmada para 15 de abril, substituindo Elas por Elas na faixa das 18 horas. A trama terá a ingrata missão de elevar a audiência do horário, derrubada pelo remake do clássico de Cassiano Gabus Mendes.

A nova novela conta a história da família de Quinota (Larissa Bocchino), que se muda da pequena Lasca Fogo, no Cariri, para a grande Lapão da Beirada. Zefa Leonel (Andrea Beltrão), sua mãe, chega ao local buscando Marcelo (José Loreto), um picareta que desapareceu após prometer se casar com a mocinha.

A trama foi encomendada pela direção da Globo ao autor, na tentativa de repetir o êxito de Mar do Sertão. Por isso, a novela seguirá nos mesmos moldes da trama anterior, e até trará vários personagens da produção de 2022, como Deodora (Débora Bloch) e Sabá Bodó (Welder Rodrigues).

Forcinha

Alma Gêmea - Eduardo Moscovis e Priscila Fantin
Priscila Fantin e Eduardo Moscovis em Alma Gêmea (Divulgação / Globo)

Apesar de estar confiante na nova história assinada por Mário Teixeira, a direção da Globo entende a importância de uma boa alavanca para impulsionar o horário das seis. Por isso, o canal tratou de recrutar um verdadeiro arrasa-quarteirão para o Vale a Pena Ver de Novo.

Diante dos fracos resultados de Paraíso Tropical (2007) e praticamente sem opções de tramas das nove que valeriam uma reprise, o canal tratou de quebrar a regra que restringia o Vale a Pena Ver de Novo às tramas do horário nobre. Desde a criação da Edição Especial, às 14h40, a emissora instituiu que a nova faixa seria destinada a novelas das 18h e 19h, enquanto o Vale a Pena ficaria exclusivo de histórias das 21h.

Mas isso não vale mais. Alma Gêmea, que até foi cotada para substituir Mulheres de Areia (1993) na Edição Especial, acabou sendo recrutada mesmo para o slot das 17h. A intenção é clara: turbinar o horário da tradicional reprise de novelas.

Alma Gêmea é um verdadeiro fenômeno da faixa das 18h, alcançando números nunca mais superados no horário. A novela, inclusive, foi reprisada em 2010, também com grande sucesso. A Globo sabe da força da história de Walcyr Carrasco e tem certeza que ela será uma poderosa alavanca para o horário nobre.

Horário nobre em crise

A missão de Alma Gêmea, aliás, vai além de impulsionar a faixa das seis. A expectativa da Globo é que a reprise alavanque todo o horário nobre da emissora, que vive uma nova crise de audiência.

Elas por Elas deve terminar como a novela das seis menos vista da história. Já às sete, Fuzuê saiu de cena com o mesmo ingrato título, e Família é Tudo não deu sinais de que fará o horário reagir. Já às 21h, Renascer não chega a ser um fracasso, mas está longe de ser o sucesso esperado pelo canal.

Sendo assim, o provável êxito de Alma Gêmea deve beneficiar No Rancho Fundo, que, por sua vez, terá condições de entregar a audiência em alta para os folhetins das sete e das nove. Com isso, a atual crise deve ser, no mínimo, atenuada.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor