André Santana

Demorou, mas Walcyr Carrasco conseguiu fazer com que Terra e Paixão ultrapassasse a barreira dos 30 pontos no Ibope na reta final. Ainda com a novela no ar, o autor recebeu uma nova missão na Globo: salvar o GNT, canal pago do grupo que amarga baixa audiência.

Walcyr Carrasco
Walcyr Carrasco

Verdades Secretas (2015), um dos maiores sucesso do autor, voltou ao ar no GNT com a missão de incrementar os números do canal. Ou seja, a Globo vai praticamente transformar o GNT num “novo Viva” e apostar em reprises de novelas.

Trata-se de uma manobra de risco, já que a estratégia pode servir para salvar o GNT, mas, se a moda pegar, corre-se o risco de esvaziar o Viva. A Globo pode criar concorrência para si mesma.

[anuncio_1]

Novela no GNT

Verdades Secretas - Camila Queiroz e Rodrigo Lombardi
Rodrigo Lombardi e Camila Queiroz em Verdades Secretas (Divulgação / Globo)

Desde o último dia 15 de janeiro, o GNT exibe Verdades Secretas na faixa da meia-noite. O objetivo claro da estratégia é dar uma turbinada na audiência da emissora paga, que há tempos figura entre os canais Globo menos vistos.

O canal, muito voltado à exibição de programas de culinária, entrevistas e documentários, tem uma programação bastante voltada ao público feminino. Seu perfil é muito focado em pautas comportamentais, além de decoração e bem-estar.

Mas, mesmo com programas de sucesso como Que História É Essa, Porchat? e Saia Justa, o GNT está longe de ser o êxito esperado pela Globo. Na verdade, o canal é bastante criticado pelo público por exibir programas muito parecidos uns com os outros.

Afinal, qual a diferença entre os programas Bem Juntinhos, Alma de Cozinheira e Panelaço? Todos são programas de conversa na cozinha…

[anuncio_2]

Pegando carona

Por outro lado, o Viva é um dos canais pagos mais bem-sucedidos da Globo justamente por ter em sua programação o melhor do acervo do canal aberto. A emissora faz sucesso, sobretudo, junto ao público noveleiro, já que sua grade é recheada de reprises de novelas clássicas.

Ou seja, a estratégia do GNT para elevar sua audiência é justamente pegar carona no que está funcionando no canal “vizinho”. Algo, aliás, que não chega a ser novidade. Em 2023, o GNT passou a apostar em reprises de Os Normais e Sob Nova Direção pelas manhãs, séries da Globo que já passaram pelo Viva.

Mas, pela primeira vez, o GNT decide apostar numa novela. O canal comportamental avança num nicho que, até então, era explorado apenas pelo Viva. Trata-se de um movimento que pode trazer consequências no futuro.

[anuncio_3]

Esvaziamento

Vera Holtz no remake de Saramandaia
Vera Holtz no remake de Saramandaia

O Viva vem exibindo em sua programação novelas da Globo dos anos 1980, 1990 e 2000, mas já começa a ampliar seu cardápio com atrações dos anos 2010 com Escrito nas Estrelas, reprise encerrada recentemente. Ou seja, não deve demorar muito para que o canal abra espaço para as “novelas das onze”, que passaram a ser produzidas pela Globo a partir de 2011.

O Astro (2011), Saramandaia (2013), O Rebu (2014) e tantas outras são fortes candidatas ao Viva num futuro breve. Sendo assim, Verdades Secretas se torna uma opção possível no canal. Mas este trunfo foi “tomado” pelo GNT.

Não que a exibição pelo GNT impeça a trama de voltar no Viva mais adiante. Mas, se a moda pegar, não deve demorar para que os dois canais passem a disputar a tapa os títulos mais fortes da Globo.

Pode virar uma concorrência desnecessária entre parceiros. Para salvar um canal, a Globo pode esvaziar outro.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor