Por essa, nem Giovanni (Filipe Bragança, foto abaixo) esperava. No início de Elas por Elas, Sérgio (Marcos Caruso) parecia uma pessoa acima de qualquer suspeita. Simpático, o avô do protagonista aparentava ser apenas um pacato idoso aposentado. Mas não demorou para que seus podres começassem a aparecer.

Filipe Bragança em Elas por Elas
Filipe Bragança em Elas por Elas

Já se sabia que Sérgio não era boa coisa quando ele resolveu trocar seu neto por outro bebê na maternidade. E ele também mostrou não ser flor que se cheire ao acionar Fagundes (Antonio Tabet) para fazer servicinhos sujos.

Mas, nos próximos capítulos da trama, deve ficar mais claro que Sérgio é o grande vilão da trama. Será revelado que o ricaço é o verdadeiro assassino de Bruno (Luan Argollo), principal mistério da trama das seis da Globo.

Mudanças

Remake do sucesso de Cassiano Gabus Mendes de 1982, Elas por Elas tomou rumos totalmente distintos na adaptação assinada por Thereza Falcão e Alessandro Marson. Exemplo disso é o mistério envolvendo a morte de Bruno, que ganhou cores mais sinistras na nova versão.

Na trama original, Natália (Joana Fomm) também era obcecada em descobrir qual das seis amigas havia empurrado o irmão numa cachoeira. Porém, no final da trama, ela descobre que foi ela mesma quem o empurrou, por acidente. O trauma foi tão grande que ela acabou se esquecendo do que de fato aconteceu.

Na nova versão, Natália até teve uma lembrança de que poderia ter empurrado o irmão de um penhasco. Porém, Lígia (Paula Burlamaqui), sua terapeuta, deixou claro que aquilo poderia ser uma lembrança fabricada.

E a terapeuta tem razão. Desta vez, Natália não será a culpada pelo assassinato. A fotógrafa vai se lembrar que viu Sérgio empurrando o irmão gêmeo do penhasco. Assim, Sérgio deve ser revelado como o assassino de Elas por Elas.

Grande vilão

Marcos Caruso em Elas por Elas
Marcos Caruso em Elas por Elas

Deste modo, Sérgio se torna, de fato, o grande vilão da novela das seis da Globo. Afinal, os principais crimes e armações que aconteceram na trama foram obra do pai de Helena (Isabel Teixeira).

Foi Sérgio quem mandou trocar seu próprio neto na maternidade. Foi ele quem ajudou Helena a enganar Jonas (Mateus Solano). Também foi ele quem engravidou Adriana (Thalita Carauta) e a deixou sozinha num quarto com uma quantia em dinheiro, atitude que a ofendeu e a deixou traumatizada.

Além disso, Sérgio também mandou seu capanga enterrar Miriam (Paula Cohen) viva, quando começou a ser chantageado pela enfermeira. E, provavelmente, foi ele quem mandou matá-la recentemente, já que, nos próximos capítulos, o corpo da chantagista deve ser encontrado.

Monstro

Como se não bastasse tantos atos criminosos, Sérgio também é responsável por arruinar a vida da própria filha e transformar Helena na vilã implacável que ela virou. As atitudes da megera se explicam na maneira equivocada como o empresário criou a filha.

Sérgio sempre encheu Helena de mimos. Além disso, o mau-caráter atendeu todas as suas vontades e evitou qualquer coisa que pudesse deixá-la infeliz. Com isso, Helena não aprendeu a lidar com negativas e frustrações, o que explica seus atos absurdos.

Ou seja, o personagem de Marcos Caruso é o responsável pela maior parte das desgraças que aconteceram ao longo de Elas por Elas. O pacato aposentado, na verdade, é um homem péssimo, que deve pagar pelos seus crimes no final da novela das seis.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor