Com pouco prestígio por conta da baixa audiência do Hora do Faro, Rodrigo Faro quase se viu fora da Record neste início de ano. A renovação do contrato do apresentador virou praticamente uma novela, que só se resolveu quando artista e emissora chegaram a um acordo que reduziu os ganhos do animador.

Hora do Faro - Rodrigo Faro
Reprodução / Record

Agora, é outro importante apresentador da casa que está na mira. A política de corte de custos da Record, que vem buscando eliminar os altos salários de artistas, deve atingir Geraldo Luís. Com isso, o apresentador do Balanço Geral – Edição de Sábado tem boas chances de não ter seu compromisso renovado com o canal.

Alto salário

Domingo Show - Geraldo Luís
Divulgação / Record

Na Record desde 2007, quando assumiu o Balanço Geral SP, Geraldo Luís teve uma ascensão meteórica na emissora. Com o sucesso do noticioso da hora do almoço, o jornalista ganhou um programa vespertino para chamar de seu em pouco tempo. Depois, teve fases de altos e baixos no canal.

Seu maior sucesso se deu no Domingo Show, atração que apresentou entre 2014 e 2019. O formato, que reunia elementos típicos de programas de auditório, grandes entrevistas e matérias com histórias “emocionantes” teve uma fase de ouro e chegou até a incomodar a Globo. Foi o sucesso do dominical de Geraldo que levou a concorrente a acabar com o Esquenta!, por exemplo.

Além disso, Geraldo Luís colocou o Domingo Legal, do SBT, no bolso. O programa de Celso Portiolli até tentou apelar e jogar com as mesmas armas do rival, mas não deu certo. Na época, até se falou que Silvio Santos queria contratar Geraldo e transferir Portiolli para as tardes de sábado.

Todo este sucesso valorizou o passe de Geraldo Luís. Nesta fase, ele se tornou um dos principais artistas da Record e, com isso, acabou sendo contemplado com um grande salário. Sabendo do interesse da concorrência, a emissora o segurou como foi possível.

Fase ruim

Balanço Geral - Geraldo Luís
Reprodução / Record

No entanto, mudanças impostas pela direção da Record fizeram o Domingo Show perder fôlego até sair do ar de vez. Desde então, Geraldo Luís voltou ao Balanço Geral. Ele ainda tentou emplacar um novo programa de auditório, A Noite É Nossa, em 2021. Mas a atração não decolou e teve apenas uma temporada.

Depois disso, o apresentador encarou mais algumas trocas de posto, até ser efetivado no Balanço Geral – Edição de Sábado. Com isso, ele acabou se tornando “caro” demais para a casa.

De acordo com Fábia Oliveira, colunista do iG, o salário de Geraldo estaria na casa dos R$ 300 mil mensais. Com isso, ainda segundo a jornalista, ele pode ser o próximo na lista de dispensa do canal, considerando que ele ganha muito para apresentar um telejornal apenas uma vez por semana.

Mas, ao contrário de Rodrigo Faro, a situação de Geraldo Luís é mais complicada. Afinal, a Record ainda tinha interesse em Faro e, com isso, conseguiu negociar uma redução salarial. Porém, no caso de Geraldo, é bem possível que a emissora queira dispensá-lo de vez. Afinal, o Balanço Geral pode ser tocado por outro apresentador da casa e não há perspectivas de que Geraldo possa voltar a ter seu próprio programa.

Dispensas

Hora do Faro - Geraldo Luís e Rodrigo Faro
Divulgação / Record

Caso Geraldo Luís realmente não renove seu contrato com a Record, o jornalista engrossará a lista de demissões recentes do canal. Vários nomes do jornalismo da emissora foram dispensados nos últimos dias, como Roberta Piza, Fabíola Gadelha, Luiz Carlos Azenha, Susan Hypolito e Maurílio Goeldner. Mariana Weickert, que fazia matérias no Domingo Espetacular, também deixou a estação.

Além disso, a emissora abriu mão de contratos de exclusividade de seus atores, dispensando estrelas como Beth Goulart, Adriana Garambone e Camila Rodrigues. A autora Cristianne Fridman também deixou a Record.

Ou seja, na atual situação da Record, praticamente ninguém está seguro. Com exceção de Luiz Bacci, que renovou seu contrato recentemente e segue à frente do Cidade Alerta, outras estrelas da emissora podem estar com os dias contados.

Numa dessas, o canal pode até considerar que há apresentadores demais no Hoje em Dia e promover um enxugamento no matinal. Ao que tudo indica, até mesmo estrelas como Cesar Filho e Ana Hickmann podem estar ameaçados. Será?

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor