Após rejeição, núcleo de Renascer já está com os dias contados

Gabriela Medeiros em Renascer

Gabriela Medeiros em Renascer

Com a história central ambientada em Ilhéus, na Bahia, Renascer também conta com um núcleo urbano. No entanto, essa parte da trama durará pouco tempo e a história ficará cada vez mais centrada na fazenda de José Inocêncio (Marcos Palmeira).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gabriela Medeiros em Renascer

Personagens como José Venâncio (Rodrigo Simas), Buba (Gabriela Medeiros) e Eliana (Sophie Charlotte), por exemplo, deixarão a cidade de lado, rumo ao interior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No caso de Venâncio, ele nem ficará por muito tempo no núcleo de Ilhéus, já que é assassinado e deixa a novela. Personagens como Buba, no entanto, passarão a ficar por lá.

Rejeição causou mudança

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

 

Isso acontecerá porque, na trama de 1993, a Globo percebeu que o público preferia as cenas que se passavam em Ilhéus. Benedito Ruy Barbosa, então, diminuiu as cenas em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, colocando a maior parte das sequências para se desenrolar no interior da Bahia.

”Quando a novela entra na cidade o público se sente frustrado, como se voltasse à crua realidade dos roubos, assaltos e poluição. É um universo tão conhecido que afoga a gente. Na Bahia está a cor, o encantamento”, declarou o autor ao Jornal do Brasil do dia 03 de abril de 1993.

Apesar do maior custo de produção e de maior trabalho para o elenco, a mudança no folhetim deixou todos os envolvidos satisfeitos na época.

[anuncio_2]

Pesquisa da Globo mudou o rumo da novela

Elenco de Renascer (divulgação/Globo)

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo na época, Benedito contou que uma pesquisa realizada pela Globo e mostrou que os telespectadores gostavam mais da trama que se passava em Ilhéus.

“São levantamentos sigilosos que a Globo faz sempre que uma novela ultrapassa o 30º capítulo. Aquele matagal relaxa as pessoas. As imagens urbanas, ao contrário, angustiam, afogam o público de realidade. Chegou uma hora que transferi todos os personagens da cidade para o campo”, disse.

Mesmo problema de Pantanal

Karine Teles e Caco Ciocler no núcleo urbano de Pantanal (Divulgação/Globo)

Em sua primeira trama na Globo após retornar da Manchete, Benedito estava com o mesmo problema que havia enfrentado em Pantanal (1990), anos antes. No folhetim pantaneiro, o autor precisou eliminar o núcleo do Rio de Janeiro porque a audiência caía.

Personagens como Gustavo (José de Abreu) e Madeleine (Íttala Nandi) deixaram a novela na época. Já os que restaram, como Irma (Elaine Cristina) e Mariana (Nathalia Timberg), além de Zaqueu (João Alberto Pinheiro), se mudaram para a fazenda.

“O Jayme (Monjardim), lá na Manchete, tinha aquele medidor de Ibope. Sempre que a novela mostrava o núcleo do Rio, a audiência caía. Então, ele e o Benedito queriam manter a história no Pantanal, óbvio. E a parte do Rio foi diminuindo’, contou o ator José de Abreu ao jornal O Globo.

No remake de Pantanal (2022), o autor Bruno Luperi chegou a considerar ampliar a presença do núcleo do Rio de Janeiro. No entanto, mais uma vez, houve rejeição do público e a trama da cidade desapareceu. Mas, ao menos, ele deu um final digno ao personagem Gustavo, vivido por Caco Ciocler, que teve direito a despedida. Na primeira versão, o médico simplesmente sumia.

Autor(a):

Sair da versão mobile