Os ventos estão favoráveis para o noticioso da Globo apresentado por William Bonner e Renata Vasconcellos. O Jornal Nacional, que perdeu bastante público nos últimos anos, reafirma sua relevância ao se tornar o programa mais visto da televisão brasileira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com uma forcinha de Vai na Fé, que entrega os números em alta, o telejornal tem feito bonito no Ibope. O JN tirou o posto da novela das nove como a maior audiência da emissora global.
Em alta
Vai na Fé não apenas revitalizou o horário das sete da Globo, como também deu uma força e tanto para o Jornal Nacional. Na última segunda-feira (19), por exemplo, a trama das sete anotou 26 pontos no Ibope, enquanto o noticioso alcançou excelentes 27,4. Na sequência, Terra e Paixão derrubou os números para 26,6.
Não é um caso isolado. Nos últimos dias, o Jornal Nacional tem se mantido como o programa mais visto da Globo, à frente do folhetim de Walcyr Carrasco. Com a novela das sete em alta e a novela das nove em baixa, cabe ao telejornal reter a maior parte do público do dia na emissora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Além da força de Vai na Fé, o JN também se beneficia das baixas temperaturas climáticas, que fazem mais pessoas ficarem em casa diante da TV, e da alta temperatura do noticiário político, que desperta o interesse do público nas notícias.
Período crítico
Consolidar-se como o programa mais visto da Globo eleva o moral do Jornal Nacional. Afinal, o principal noticiário do país vinha numa curva decrescente no Ibope nos últimos anos. De acordo com um levantamento do portal Notícias da TV, o JN perdeu quase metade de seu público de 2004 para cá.
Segundo a publicação, o Jornal Nacional registrou média de audiência de 39,8 pontos na Grande São Paulo em 2004. Já entre janeiro e março de 2023, esse número caiu para 23,5.
A queda também é percebida na análise do share, ou seja, no percentual de números de televisores ligados. Em 2004, o JN atraía 61,9% das TV’s ligadas. Já em 2023, esse índice caiu para 38,1%.
Relevância
Cabe lembrar que a televisão se transformou bastante nos últimos anos. Atualmente, o espectador se divide entre os canais abertos convencionais, TV paga e as plataformas de vídeo, que, somadas, ficam atrás apenas da Globo. Com isso, a audiência da TV aberta caiu de maneira geral.
Neste contexto, a média/dia da Globo caiu, assim como de SBT, Record, Band e companhia. Há mais opções disponíveis e a atenção do espectador ficou mais pulverizada, sobretudo após a chegada das smart tvs.
Sendo assim, o atual momento do Jornal Nacional pode ser considerado um feito. O jornal de William Bonner e Renata Vasconcellos conseguiu manter sua relevância na programação da TV brasileira a ponto de se fixar como a atração mais vista. Isso dá a dimensão da força do noticiário, que segue firme mesmo diante de tamanha concorrência.